Semana de Combate às Drogas será realizada a partir de sexta-feira em Ponte Serrada

Atividades programadas pela Secretaria de Saúde pretendem envolver a comunidade entre 26 de setembro e 6 de outubro

A Secretaria de Saúde de Ponte Serrada prepara para os próximos dias uma série de atividades durante a programação da Semana de Combate às Drogas. Com abertura prevista para sexta-feira, dia 26, uma palestra será ministrada inicialmente aos professores do município pelo especialista em prevenção à dependência química, Sergio Ribeiro. O evento está marcado para as 19 horas, no Centro dos Idosos.

A partir de segunda-feira, entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, palestras aos estudantes serão realizadas em cada uma das unidades de ensino. Os encontros vão ser conduzidos pelo policial militar Jean do Nascimento, responsável pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) no município, e a psicóloga do Posto de Saúde de Ponte Serrada, Sandra Catapan (veja a programação completa ao final da reportagem).

O secretário Nedio Morandini espera envolver boa parte da população com a campanha. "Estamos tentando pegar todos os cantos do município para que as crianças e adolescentes do interior também se conscientizem dos malefícios da droga. Foram feitas duas mil cartilhas que serão distribuídas nas escolas e também para adolescentes que não estão frequentando sala de aula", afirma.

O índice elevado de dependentes é motivo de preocupação para a Secretaria de Saúde. "O problema com o consumo de drogas em Ponte Serrada está aumentando gradativamente. Nós temos uma incidência muito grande de crack, que é uma droga extremamente violenta", revela Nedio. "Fumando apenas uma pedra, a pessoa já é considerada viciada, porque para ela vai ser muito difícil deixar a droga", alerta o secretário.

Ele ainda observa o acompanhamento dos pais como fundamental para o crescimento dos filhos longe do vício. "Queremos pedir a conscientização dos pais para que tenham o maior cuidado a qualquer sinal de droga. Tomem providência. Também tem muitos adolescentes que estão se envolvendo com o álcool. Nós temos o grupo de Alcoólicos Anônimos, que faz reuniões toda semana. Enfim, quem quiser apoio da Secretaria, é só nos procurar", diz Nedio.

A Semana de Combate às Drogas também vai estimular os alunos a produzirem cartazes referentes ao assunto. As melhores obras serão escolhidas pelos professores para serem expostas em vários pontos do município, como as próprias escolas e o comércio local.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 26/09

Palestra com educadores do município

Tema: Combate às drogas nas escolas, como lidar com os usuários

Local: centro dos Idosos

Palestras nas escolas:

Dia 29/9

Escola Belermino Victor Dalla Vecchia

Dia 30/9

Escola Dom Vital

Dia 1º/10

Escola Antonio Paglia

Dia 2/10

Escola Tancredo de Almeida Neves

Dia 3/10

Escola Ubaldino de Araújo Bello

Dia 6/10

Elaboração de cartazes da Campanha de Combate às Drogas para serem distribuídos no comércio e unidades de ensino.

* As palestras nas escolas serão conduzidas pelo policial militar Jean do Nascimento e a psicóloga Sandra Catapan.

Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada