Com o objetivo de promover ações de conscientização contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, o Governo Municipal, através CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) em conjunto com o CMDCA (Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente) realizou na segunda-feira (22) um seminário sobre Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O encontro contou com a presença do advogado Jair Pereira da cidade de Fraiburgo que trabalhou sobre os órgãos de proteção de crianças e adolescentes.
Esse encontro faz parte das atividades realizadas em Abelardo Luz alusivas ao Dia 24 de Setembro – Dia Estadual de Combate à Violência e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil. Para o presidente do CMDCA, Fabrício Antunes a denúncia é um passo muito importante nesse processo. "A cada vinte minutos no mundo, uma criança é abusada, por isso precisamos que nossos cidadãos se comprometam com essa causa, fiquem atentos e denunciem. Somente assim poderemos ajudar nossas crianças e adolescentes vítimas de violência", afirma.
A coordenadora do CREAS, Vera Lúcia Schomoeler, destaca a importância de se trazer para o debate esse tema, já que a denúncia de abusos é fundamental para enfrentar essa situação de violência. "Precisamos que as pessoas denunciem abusos e para isso é necessário conscientização. Por isso estamos promovendo uma série de atividades sobre o assunto", lembra.
Luciane Bosenbecker – Ascom Abelardo Luz