Estacionamento Rotativo em Xaxim deve ser implantado ainda em 2014

O Diretor do Departamento de Trânsito de Xaxim, Daniel Toniazzo, esteve reunido com os vereadores municipais na sala de comissões para dar entrada na Lei do Estacionamento Rotativo, para que a mesma fosse aprovada pelos vereadores. Alguns vereadores levantaram questões referente a lei e mencionaram que o projeto de estacionamento não estaria bem esclarecido. Devido as dúvidas levantadas pelos vereadores, Daniel retornou a Câmara de Vereadores na última quinta-feira (21), para prestar esclarecimentos aos vereadores e reapresentar o projeto para que não restassem dúvidas sobre o projeto que será implantado no município.

Daniel explica que "desde o ano passado quando criamos o projeto, fomos em busca de recursos e esses recursos já estão garantidos, porém ainda precisam ser liberados pela Caixa Econômica Federal. O projeto já foi avaliado pela Caixa Econômica, a qual apontou alguns pontos que deveriam ser ajustados e nos devolveu o projeto, hoje estamos fazendo os ajustes solicitados e em seguida iremos devolver o projeto para a Caixa com a possibilidade de abrirmos uma licitação ainda este ano. Procuramos efetuar esta licitação após o período eleitoral e quem sabe executar a instalação de todo o sistema de estacionamento até o final do ano", declara o Diretor do Departamento de Trânsito, Daniel Toniazzo.

O sistema de Estacionamento Rotativo deve ser implantado em 11 pontos centrais do município. O Diretor destaca que este numero de implantações ainda pode ser alterado, devido a algumas mudanças ocorridas no estacionamento do município algumas ruas ficaram com  vagas de estacionamento sobrando.

De acordo com o Diretor do Departamento, o valor estimado por 80% da população para a cobrança do estacionamento foi de R$1, sendo que este também pode sofrer alterações. "Até o momento o valor permanece em R$1, porém, próximo a implantação do sistema, iremos buscar uma nova estimativa de custo e vamos diminuir o máximo possível desse valor. É claro que o sistema tem que se pagar por conta própria para sobreviver, mas vamos reduzir o máximo possível para não prejudicarmos a quem trabalha e a sociedade em geral que irá utilizar o sistema", salientou Daniel.

O Rotativo é uma das medidas para se fazer um trânsito mais justo para o município, aonde todos tenham a oportunidade de estacionar seu carro no centro da cidade. Ainda conforme Daniel, o estacionamento de Xaxim hoje, não é acessível a todos, a grande maioria da população não tem acesso ao estacionamento pelo fato de que os trabalhadores vão até o seu trabalho com o seu veículo e deixam o mesmo ali durante todo o dia, então quem sai para fazer compras no centro da cidade acaba ficando sem uma vaga para estacionar.

Os recursos arrecadados entram diretamente na conta do município e são devolvidos para o Departamento de Trânsito, onde será utilizado para investir em obras como asfaltos, obras de engenharia, tapa buracos, sinalização de trânsito e até mesmo com a própria manutenção do sistema e vestimentas para os operadores do sistema. Logo após implantado o Estacionamento Rotativo em Xaxim, o Departamento pretende colocar os Agentes de Autoridade de Trânsito como órgão fiscalizador do sistema.

Patrícia Vanzin – Ascom Xaxim