O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) iniciou suas atividades esta semana nas escolas municipais de Entre Rios. No município, duas escolas municipais estão sendo beneficiadas com o programa: Escola Municipal Santa Lúcia e Escola Municipal Samburá.
Para o desenvolvimento do programa em Entre Rios, a Policia Militar disponibilizou um instrutor, o Cabo Rosimar Justino Feo, que semanalmente ministram aulas nas escolas participantes.
O Proerd é um trabalho preventivo da Polícia Militar, que objetiva trabalhar, desde cedo, a conscientização de crianças, adolescentes, pais, educadores e a sociedade em geral, acerca dos riscos do uso indevido das drogas e da promoção de atitudes violentas. O trabalho envolve a PM, a família e a escola, integrando também o sistema judiciário e todos os mecanismos que atuam na proteção a crianças e adolescentes.
O Proerd é a versão brasileira do programa DARE (Drug Abuse Resistence Education), implantado inicialmente nos Estados Unidos e, atualmente, desenvolvido em mais de quarenta países conveniados. A iniciativa é considerada pela ONU como um dos maiores programas de prevenção as drogas e a violência do mundo. No Brasil, o programa teve início em 1992 e já foi implantado em 20 estados da Federação. O Proerd visa, sobretudo, estabelecer uma relação de confiança entre o policial militar e o cidadão.
De acordo com a metodologia do curso, o policial deve comparecer fardado à escola uma vez por semana, acompanhado do professor da turma. Em Entre Rios, as atividades serão realizadas com alunos do 5º ano.
Segundo o Secretário Municipal da Educação, Adivaler José Marcon, "O Proerd é um programa preventivo, estratégico e tem como objetivo educar crianças no ambiente escolar, explicando quais são as drogas e os malefícios que elas podem causar."
Para o Vice Prefeito de Entre Rios, Evandro Antonio dos Passos, "A tendência é de percebemos uma melhoria no relacionamento, nas atitudes, na disciplina, no comportamento em sala de aula. O objetivo é implantar mais respeito e mais interação entre os alunos. Então, há diversos fatores que podemos destacar com a participação deles no Proerd. A nossa vontade agora é que nossos alunos saibam se defender e digam não as drogas, que é um mal que está corrompendo a nossa sociedade. Trazer este benefício para Entre Rios mostra o quanto estamos comprometidos com o futuro de nossos cidadãos.".
O Prefeito de Entre Rios, João Maria Roque fez questão de estar presente na primeira aula do PROERD no município e disse que "A parceria que o município de Entre Rios desenvolve com a Policia Militar está sendo benéfica em várias frentes, o que é de fácil comprovação quando hoje conseguimos ver que o índice de criminalidade aqui em Entre Rios caiu vertiginosamente, e quando podemos contribuir muito mais, trazendo, por exemplo, este programa depois de cinco anos inativo aqui na nossa cidade. O curso é de suma importância, ensinar várias coisas que serão levadas para toda a vida destes estudantes. Nas aulas, os alunos têm informações sobre bullying e o uso de drogas, por meio de slides, dinâmicas e momentos lúdicos. Este trabalho é relevante porque, nesta fase, os alunos estão muito vulneráveis e sujeitos a qualquer coisa, pelo fato de não saber, de fato, o que é certo ou errado. Portanto, este trabalho é importante, porque a partir dele damos um direcionamento e mostramos como os estudantes devem agir e se portar quando alguém vier oferecer qualquer tipo de droga", explicou o Prefeito de Entre Rios João Maria Roque.
Robson Schwartz – Ascom Entre Rios