A fisioterapia ajuda a fortalecer os músculos e ossos do corpo humano, contribuindo de forma saudável com a recuperação de pessoas que perderam ou debilitaram os movimentos físicos. Esse é apenas um dos benefícios dessa atividade. Prova disso, é a atenção dada para a especialidade pelo Governo de Xaxim, através da Secretaria de Saúde e do Setor de Fisioterapia. Atendimentos gratuitos são oferecidos para os xaxinenses em todas as unidades de saúde e também nos domicílios, para pacientes da cidade e do interior.
Para atender a demanda, são três fisioterapeutas e uma terapeuta ocupacional que trabalham para promover a saúde de qualidade em Xaxim. Alguns pacientes, em casos mais graves, também são levados até a Secretaria de Saúde para a fisioterapia.
A coordenadora do Setor é Fernanda Dalla Corte, que está há mais de quatro anos atuando na Secretaria. Compõe o quadro de profissionais, as fisioterapeutas Vanessa Lunardi Pegorini, Monique Zaro e a Terapeuta Ocupacional Luciene de Britto.
A Secretaria também trabalha com três clínicas credenciadas para atender toda a demanda. As Clínicas são a Posturale, Incorpore e com a Fisioterapeuta Juciele Theo. Conforme Fernanda, são atendidas cerca de 10 pessoas por dia, mais as visitas domiciliares que ocorrem toda semana. Também há o auxílio da Fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Fabiana Silva da Cruz.
Na tarde da última terça-feira (19), Fernanda acompanhou a família de Antônio Fernandes, de 63 anos. A fisioterapeuta atende Antônio há mais de um ano. Morador do Bairro Flor, Antônio teve derrame que o impossibilitou de falar e o deixou acamado. A filha dele, Zuleide Maria Fernandes, elogia o trabalho da fisioterapeuta. "Está sendo ótimo, ele fica muito feliz quando ela vem," afirma Zuleide.
Fernanda explica que o médico solicita o atendimento domiciliar e a fisioterapeuta avalia quais os procedimentos e as técnicas necessárias para a melhora do paciente. "O diferencial do atendimento domiciliar é que além do nosso trabalho prestado uma vez por semana, orientamos o familiar ou o cuidador para que deem continuidade às técnicas, para que quando não estivermos presentes, possam também auxiliar na reabilitação do paciente."
Conforme Fernanda, a fisioterapia é fundamental para a reabilitação porque além de acelerar o processo de recuperação, promove independência e qualidade de vida nas atividades cotidianas. "Essa profissão é gratificante e traz resultados positivos todos os dias. A fisioterapia promove resultados com o mínimo de sequelas possíveis. O paciente fala o quanto está sendo bom e o quanto mudou na vida dele. Esse retorno é bem importante porque a gente sabe até onde pode ir, o quanto podemos ganhar e transformar na qualidade de vida," reforça Fernanda.
Patrícia Vanzin – Ascom Xaxim