A Prefeitura de Entre Rios, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, promoveu na noite desta quarta-feira um evento voltado para a saúde do homem entrerriense. Uma programação especial foi elaborada para eles, com palestra, confraternização e um coquetel com distribuição de brindes.
O objetivo do encontro foi de ampliar a consciência do homem entrerriense quanto a fatores peculiares à saúde da condição masculina, com especial ênfase no tocante à população com mais de 40 anos, desmistificar procedimentos médicos estigmatizados por uma cultura distorcida da condição masculina, educar o homem no sentido dele cuidar da sua saúde e desenvolver-lhe o hábito de periodicamente passar por consultas médicas e a submeter-se a exames de controle, difundir informações, de forma clara e simplificada, sobre as doenças que acometem a condição masculina, as doenças cuja maior incidência ocorre no homem, os sintomas dessas moléstias, formas de prevenção de doenças, terapias existentes e orientação quanto aos exames necessários, suas periodicidades, e tudo que seja útil para esclarecer, elucidar e debelar a ignorância e o preconceito sobre ditas doenças.
A palestra foi sobre a saúde do homem, com o médico, Dr. Andrei da Silva Borneli do município de Abelardo Luz, de forma bastante informativa, abordou desde o funcionamento do corpo humano e a definição da próstata e do câncer, até as formas de prevenção e tratamento. Ele fez questão, também, de esclarecer alguns mitos e responder perguntas do público. Ele explanou sobre as barreiras socioculturais. De acordo com ele, criou-se um estereotipo de que homem nunca adoece, tem que ser o provedor e até mesmo o "todo poderoso".
O médico, Dr. Andrei da Silva Borneli, disse que "É de suma importância a prevenção, pois existem patologias que não têm sintomas e, quando descobertas tardiamente, o caso se torna complicado ou até mesmo irreversível, como a hipertensão, diabetes, colesterol, cânceres de pulmão, pele, próstata etc. Os homens vivem sete anos a menos do que as mulheres, por fatores que poderiam ser evitados com a prevenção. Na maioria dos casos eles só buscam atendimento médico quando estão sentindo alguma dor ou incômodo."
Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Jocimar Lopes de Lima, "A ideia é conscientizar a população masculina sobre a importância dos cuidados pertinente a sua saúde, dentro dos princípios e diretrizes do SUS".
O Prefeito de Entre Rios, João Maria Roque declarou que "Essa palestra foi de extrema importância no momento em que vivemos onde existe uma quantidade grande de pessoas desinformadas. Estou grato por poder participar desse evento tão informativo tanto para nós homens quanto para as mulheres. É um grande avanço por parte do governo municipal em investir em esclarecimentos sobre assuntos tão importantes para a população. A informação é muito importante para que os mitos e os preconceitos sejam quebrados e nós homens possamos nos cuidar mais. Prevenir é sempre a nossa meta."
Robson Schwartz – Ascom Entre Rios