Aconteceu na manhã desta sexta-feira (15), o 12º Fórum Municipal da Educação. O evento promovido pelo Governo Municipal através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, aconteceu no Centro de Múltiplo Uso. O evento reuniu grande parte dos educadores do município, como também da região, além de autoridades locais e representantes do Fórum Permanente em Educação.
O Fórum da Educação teve como propósito, reunir diferentes tipos de educadores para uma reflexão sobre o conceito de formação dos professores. Ao abrir oficialmente o evento, o Prefeito de Xaxim, Luis Felipe Diniz Fagundes destacou que "só é possível melhorar uma escola e sua educação através da valorização de seus profissionais. É neste sentido que o Governo Municipal trabalha," afirmou.
Conforme o Secretário de Educação e Cultura de Xaxim, Gildomar Michelon, a intenção do Fórum foi mobilizar a sociedade para discussão de políticas educacionais, promovendo a articulação entre órgãos e segmentos da sociedade civil envolvida no processo de formação do cidadão.
Palestrou no evento o Doutor em Filosofia e História da Educação – Unicamp, Cesar Nunes; Professor de Filosofia da Educação da Faculdade de Educação da Unicamp e Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas PAIDEIA. Durante a palestra o Doutor destacou a importância da educação, humanização e cidadania, a questão da reorganização da escola e do espaço pedagógico diante dos novos direitos civis e sociais no Brasil.
Na abertura do evento, o Hino Nacional Brasileiro foi interpretado, com instrumentos de sopro, por artistas da Casa da Cultura de Xaxim: Wagner Knape, Gustavo Lima Prates e André Knoner. Durante o Fórum, houve também a apresentação da peça teatral "Liberdade e Arte na Corda Bamba", do Grupo de Teatro, Vertente Teatral, do Assentamento José Maria de Abelardo Luz – grupo coordenado pelo professor Avito Correia.
Na mesa de autoridades esteve o Prefeito em Exercício de Xaxim, Luiz Felipe Denis Fagundes; o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Gildomar Michelon; o Presidente do Fórum Permanente em Educação, Paulo Roberto da Silva; a Professora Dinaura Reginatto, integrante do Fórum Municipal da Educação (representando todos os professores da Rede Estadual); a Professora Enedir Orso, integrante do Fórum Municipal da Educação, (representando todos os professores da Rede Municipal e CEIMs); e a estudante Ângela Laucheser, integrante do Fórum Municipal da Educação (representando todos os alunos do município).
Uma nova visão sobre a educação
Durante a palestra, o Doutor Cesar Nunes destacou: "O Brasil hoje está vivenciando um momento diferente. Com a aprovação do plano nacional da educação, feito no dia 25 de julho de 2014, nós ainda estávamos bem inebriados pela Copa do Mundo, ainda voltados para isso e ninguém percebeu que foi aprovada uma lei no país que criou uma nova década da educação. Sim, nova, pois havia uma criada em 2001 que foi até o ano de 2010. E esta nova década vai até 2024, sendo ela uma década inovadora, porque é a primeira vez na história do Brasil que temos um financiamento previsto para a educação, de 10% do PIB – Produto Interno Bruto, sendo 1% ao ano até atingir 10%. Hoje nós temos 4,9% do PIB em educação, até chegar em 10% e quando chegar nestes 10% vai congelar. A partir dai, nunca mais vai ser menos que 10%. Nós temos também Diretrizes Curriculares da Educação, que procuram esclarecer aquilo que vai ser ensinado para a criança, o que vai ser ensinado para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. Então eu diria que tem financiamento, têm diretrizes e nós estamos abrindo outra era da educação brasileira, só que nada vai funcionar se o professor não acordar. O professor precisa rever a sua pratica e as matrizes culturais. Então, eu acredito que Xaxim começa na frente. Começa a pensar na educação brasileira através das novas coordenadas jurídicas e pedagógicas," declarou Cesar Nunes.
Patrícia Vanzin – Ascom Xaxim