Programa desenvolvido pela Secretaria de Educação do município tem atualmente cinco turmas e 35 alunos
As atividades do Programa Brasil Alfabetizado foram retomadas com 35 alunos da cidade e interior de Passos Maia nos últimos dias. As aulas são realizadas em várias localidades do município, envolvendo homens e mulheres.
A turma do Centro estuda sempre nas noites de terças e sextas-feiras em uma das salas da Secretaria de Educação. O grupo de sete alunos participa ativamente das atividades conduzidas pela alfabetizadora voluntária Andreia Aparecida Cavalheiro, sob a coordenação da também voluntária Noeli Tamanho Canônica.
Os homens que fazem parte do programa trabalham o dia todo, as mulheres são responsáveis pelos afazeres da casa, mas todos chegam entusiasmados depois do longo dia de trabalho. A professora Andreia diz ser nítida a evolução na aprendizagem. Ela afirma que os estudantes que já sabiam ler, escrever e calcular razoavelmente, estão aprimorando os conhecimentos a cada aula. Os que ainda não sabiam estão iniciando o processo de alfabetização.
Segundo a secretária de Educação, Geni Mantovani, há sempre a preocupação em acolher bem os alunos que por algum motivo não conseguiram estudar no tempo certo. "Parabéns a todos que fazem parte do programa. Fica aqui o convite para novos alunos, que serão recebidos sempre com muita alegria".
Além do Centro, outras quatro turmas fazem parte do Brasil Alfabetizado. Elas estão distribuídas na Linha Tigre e nos Assentamentos Sapateiro, Taborda e Zumbi dos Palmares. "Isso representa um grande salto e também incentivo a todos os adultos ainda não alfabetizados", conclui a secretária.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia