A Prefeitura de Xanxerê através da Secretaria de Educação encaminhou uma solução para a situação emergencial, na Escola Municipal João Cruz e Souza contemplando a troca do telhado.
No local, o coberto apresentava problemas a muito tempo, com telhas antigas e dificuldade de reposição, mas sempre sem uma solução definitiva.
Com as fortes chuvas, inclusive a laje do prédio foi afetada, exigindo a imediata troca de todo telhado e um reforço no local.
Os reparos na escola do Bairro Monte Castelo já estavam programados, porém em função do ocorrido, houve necessidade de antecipar os serviços para que a comunidade escolar não sofresse maiores consequências.
A reivindicação de melhoria já havia sido apresentada na escola pela então diretora, Neusa José Luiz, juntamente com todo o Conselho Escolar, professores e a Associação de Pais e Professores, recebendo agora o apoio da diretora em exercício Dilcéia de Paula.
Segundo a secretária de educação, Méry Cristina Cozer, o município está executando projetos para ampliação e melhorias em todas as Escolas e Cemei's, conforme a necessidade de cada unidade escolar.
Ciro Bohn – Ascom Xanxerê