Hábitos alimentares e montagem de prato saudável são temas trabalhados por meio do Programa Saúde na Escola
As atividades nutricionais do Programa Saúde na Escola foram iniciadas nesta quinta-feira, dia 7, com estudantes de todas as unidades de ensino de Passos Maia. O projeto visa a integração e articulação permanente da educação com a saúde. O propósito é melhorar a qualidade de vida da população.
As nutricionistas Patricia Anselmi, responsável pelo PSF, e Jéssica Zanchetta, responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em Passos Maia, iniciaram os trabalhos com a aferição das medidas antropométricas, como peso e altura, para identificar riscos nutricionais entre os estudantes.
As profissionais realizaram atividades demonstrando como montar um prato saudável, aplicaram questionário para avaliação dos hábitos alimentares e até paródias sobre alimentação envolveram os alunos. Os trabalhos foram iniciados na Escola Corália Gevaerd Olinger, inclusive com um mural ficando exposto na unidade para incentivar os bons hábitos alimentares.
"Para o alcance dos objetivos e sucesso do Programa Saúde na Escola, é de fundamental importância compreender a educação integral como um conceito que compreende a proteção, a atenção e o pleno desenvolvimento da comunidade escolar, incluindo a prevenção, promoção, recuperação e manutenção da saúde dos estudantes do município", destacou a nutricionista Jéssica Zanchetta.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia