You are currently viewing Prefeitura e Sesi firmam parceria para envolver 300 jovens em projeto esportivo em Ponte Serrada

Prefeitura e Sesi firmam parceria para envolver 300 jovens em projeto esportivo em Ponte Serrada

Programa Atleta do Futuro Olímpico terá alunos de todas as escolas em sete modalidades esportivas

A educação e inclusão social são os principais objetivos do programa Atleta do Futuro Olímpico. Desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) já em 70 municípios de Santa Catarina, o projeto acaba de chegar a Ponte Serrada por meio de uma parceria entre a administração municipal e a unidade regional do Sesi em Chapecó.

O prefeito Eduardo Coppini (Duda) recebeu nesta quinta-feira, dia 7, o diretor do Sesi, Claudemir José Bonatto, profissionais ligados ao programa, diretoras das escolas estaduais e municipais e a secretária de Educação de Ponte Serrada, Iradi Berté Fornari, para a assinatura oficial do termo de adesão ao projeto.

O Atleta do Futuro Olímpico envolverá cerca de 300 alunos em todo o município, com crianças desde os seis anos até adolescentes de 17 anos praticando sete modalidades. Além de aulas de iniciação motora e prática esportiva, os participantes vão aprender valores como ética, respeito e trabalho em equipe.

Duda disse ser um privilégio Ponte Serrada estar entre os municípios catarinenses beneficiados pelo programa. "É um trabalho social significativo. Tenho certeza que trará benefícios sociais muito importantes. O esporte reforça a educação. Além de tudo isso, o projeto tem muito de cidadania e civismo", analisou o prefeito.

Funcionamento

O Sesi oferece todo o material gratuitamente, com kits específicos para as modalidades e faixas etárias dos alunos, que inclusive receberão uniformes. A contrapartida do município é disponibilizar profissionais de educação física e locais para a prática das atividades. Os participantes serão envolvidos em modalidades de atletismo, badminton, basquetebol, hóquei na grama, rúgbi, tênis de campo e voleibol.

O diretor regional do Sesi em Chapecó, Claudemir José Bonatto, lembrou que todas as práticas estarão nos Jogos Olímpicos de 2016, evento inclusive sediado pelo Brasil. "A ideia é aproximar os jovens dessas sete modalidades e aproveitar para desenvolver os aspectos da saúde, disciplina, ampliar o conhecimento sobre as modalidades e permitir que possam fortalecer a capacidade de aprendizado na educação propedêutica, que é a educação normal, como os conhecimentos de matemática e português. Precisamos cuidar das nossas crianças, prepará-las para o futuro, e o esporte, como um instrumento de educação, sem dúvida é uma estratégia extremamente certa para isso", avaliou.

Além do esporte

Junto ao estímulo às práticas esportivas, a secretária de Educação de Ponte Serrada, Iradi Berté Fornari, acredita no desenvolvimento de valores por meio das atividades, que servirão também para trabalhar a formação pessoal de cada participante. "O projeto vem contribuir para o crescimento intelectual, físico e emocional dos alunos, dando oportunidade para os jovens se ocuparem", pontuou.

Os professores de educação física que conduzirão os trabalhos vão passar ainda neste final de semana por uma capacitação oferecida pelo próprio Sesc. Eles conhecerão melhor a metodologia do projeto e como desenvolver cada uma das modalidades. A previsão é de que dentro de poucos dias as atividades com os estudantes sejam efetivamente iniciadas no município.

Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia