You are currently viewing Certificados de dispensa militar são entregues a jovens de Passos Maia

Certificados de dispensa militar são entregues a jovens de Passos Maia

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Cerimônia foi realizada com a presença de várias autoridades na tarde desta quarta-feira

Dezenas de jovens receberam na tarde desta quarta-feira, dia 6, o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) do Serviço Militar em Passos Maia. Várias autoridades participaram da cerimônia, realizada no Centro dos Idosos, incluindo o prefeito Ivandre Bocalonm (Evandro), que falou aos 41 jovens presentes.

Ele destacou o momento pela importância da transição entre a adolescência e vida adulta. O prefeito também argumentou que mesmo dispensados da tarefa militar, os jovens estão "convocados" para ações em favor da sociedade. "Embora dispensados da incorporação do serviço militar, estão todos convocados a serem os soldados que vão lutar amanhã, hoje e sempre por um município melhor", disse Evandro.

Dos 53 jovens alistados neste ano, 12 faltaram e devem agora procurar a Junta do Serviço Militar do município para a retirada do CDI. O certificado é um documento indispensável a quem tem o interesse de prestar concurso público, tirar passaporte, título de eleitor, obter a carteira profissional, registro ou diploma de profissões liberais. Ele é também exigido no exercício de qualquer função ou cargo público.

A presença de alguns familiares acompanhando a cerimônia foi elogiada pelo tenente Carlos Henrique Tosta, delegado da Junta do Serviço Militar da 18ª Delegacia de Chapecó. Ao enaltecer a importância do acompanhamento da família junto aos filhos, ele também orientou os jovens sobre os desafios futuros e os deveres diante da sociedade. "É hora de arregaçar as mangas e ir à luta, levantar o nome do município, estado e país, seguindo sempre o caminho do bem", aconselhou o tenente.

Secretários municipais e o vice-prefeito de Passos Maia, Leomar Listoni, também participaram da entrega dos DCIs. Quem fez o alistamento e não esteve presente tem 90 dias para passar na Junta Militar do município e fazer a retirada do certificado. Já quem ainda não se alistou deve procurar o órgão até o dia 31 de dezembro deste ano.

Jhonatan Coppini – Passos Maia