Prefeito Eduardo Coppini falou sobre a importância do momento e o papel da juventude no desenvolvimento da sociedade
Uma cerimônia para a entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI) do Serviço Militar foi realizada na manhã desta quarta-feira, dia 6, a dezenas de jovens do município de Ponte Serrada. O ato ocorreu no auditório da Câmara de Vereadores. Foram 85 jovens recebendo os CDIs neste ano.
O certificado é um documento indispensável para quem tem interesse em prestar concurso público. É também necessário para tirar passaporte, título de eleitor, obter a carteira profissional, registro ou diploma de profissões liberais, além de ser exigido no exercício de qualquer função ou cargo público.
O tenente Carlos Henrique Tosta, delegado da Junta do Serviço Militar da 18ª Delegacia de Chapecó, falou sobre a importância do momento. Para ele, o ato é como um marco de mudança na vida dos jovens, que passam por uma fase de aumento das responsabilidades. "Essa é a hora de eles retribuírem tudo o que ganharam até aqui. Que gostem do seu município e cresçam com ele, fazendo o melhor para a comunidade", orientou.
A relevância dos jovens para a evolução da sociedade foi destacada pelo prefeito Eduardo Coppini (Duda), que participou da cerimônia e falou diretamente aos que alcançaram a maioridade. "Nós temos que exercer o nosso papel de cidadania, fazendo a nossa parte pela cidade. Essa concepção equivocada de que as outras pessoas têm que resolver o problema do país, tem que acabar. Não devemos aguardar somente as ações de políticos para que a nossa realidade mude. Precisamos que os jovens façam a diferença na comunidade", analisou Duda.
Quem fez o alistamento e não participou da cerimônia de entrega dos CDIs tem até 90 dias para passar na Junta Militar do município e fazer a retirada do certificado. Já quem ainda não se alistou deve procurar o órgão até o dia 31 de dezembro deste ano.
Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada