Na tarde da última segunda-feira (28) foi realizada reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. No encontro foi a apresentação do Projeto Semeando o Futuro. Participaram da reunião o Secretário de Assistência Social e Habitação, Uilian Cavalheiro e a Secretária Adjunta Luciane Marchetti Bortolanza; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Iraci Lopes Dalla Rosa; demais lideranças municipais; e representantes dos clubes de mães do município.
O projeto que atende uma das políticas planejadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, foi elaborado em conjunto com o Governo Municipal através do Departamento da Mulher e Departamento de Captação de Recursos. A iniciativa recebeu do Governo Federal, através Secretaria Nacional de Politicas para as Mulheres, o valor de aproximadamente R$ 503.241,33. Como contrapartida do município, o projeto recebeu mais R$11.760,00 de investimentos.
Tendo como finalidade promover a autonomia econômica das mulheres, os recursos do projeto serão destinados a oferecer cursos de capacitação para as mulheres. A intenção é gerar certa autonomia econômica e contribuir para a formação cidadã, auto estima e inclusão social das mesmas.
De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Iraci Lopes Dalla Rosa, foi fundamental para esta conquista a organização das mulheres, através da atuação da Secretaria de Assistência Social, Secretaria da Mulher, Departamento da Mulher e pelo fato de estar em funcionamento no município o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
Durante a reunião foi eleita uma comissão de finanças, com o objetivo de acompanhar a aplicação dos recursos adquiridos para o desenvolvimento do projeto "Semeando o Futuro." A comissão será integrada pelas seguintes conselheiras: Maristela Stieven Simonatto, Michelle Selig, Maristela Cordenonsi e Mariluci Giachini.
Conforme o Secretário de Assistência Social e Habitação, Uilian Cavalheiro, "o projeto é muito importante e trará grandes resultados para o município de Xaxim. Precisamos que as mulheres se mobilizem e participem dos cursos. A intenção do Governo Municipal é oportunizar novas experiências e novos conhecimentos para as mulheres xaxinenses. Isso, consequentemente instigará a abertura de novos empreendimentos, novas vagas de trabalho, movimento na economia local e uma ampliação cultural em nossa sociedade," avalia.
Os cursos
Os cursos que devem ser oferecidos, através do Conselho, são: formação cidadã; estímulos e praticas esportivas; empreendedorismo; costura industrial; construção civil; quintais produtivos agroecológicos e produção de design de embalagens para produtos alimentícios da agricultura familiar. As inscrições poderão ser efetuadas através da Secretaria de Assistência Social e Departamento da Mulher.
Patrícia Vanzin – Ascom Xaxim