You are currently viewing Enfermeiras e agentes de saúde passam por capacitação em Ponte Serrada

Enfermeiras e agentes de saúde passam por capacitação em Ponte Serrada

Treinamento dos profissionais da Secretaria de Saúde está entre as principais políticas seguidas em busca da eficiência do setor

Foram cinco dias de atividades até sexta-feira, dia 6, envolvendo cerca de 20 funcionários da Secretaria de Saúde de Ponte Serrada. Enfermeiras e agentes comunitárias passaram por uma capacitação ao longo da última semana. O trabalho foi desenvolvido no próprio município, com a abordagem de diversos assuntos.

A enfermeira Ataize Zuffo conduziu o treinamento. Especialista em saúde pública, gestão do SUS e saúde da família, ela disse que o trabalho foi de bastante instrução para a equipe. Ataize repassou informações detalhadas sobre as competências de cada profissional, das agentes aos médicos.

Assuntos burocráticos, como as atribuições do Conselho Municipal de Saúde e a própria questão salarial das agentes foi pauta. "Fizemos uma abordagem sobre o assunto, porque o município recebe um custeio do governo federal e não um salário para ser repassado diretamente. Também falamos sobre as responsabilidades das agentes. Acredito que o grupo se sentiu lisonjeado por ter recebido o curso", avaliou Ataize.

O trabalho de capacitação da equipe é uma das políticas que vêm sendo seguidas pelo secretário de Saúde de Ponte Serrada, Nedio Morandini. "Desde que assumi a secretaria, minha maior preocupação foi sempre com o bom atendimento ao público. Então eu comecei a fazer uma capacitação de todos os funcionários. Eu mesmo procurei me capacitar para poder prestar um trabalho melhor", revelou.

Segundo Nedio, pelo menos 85% dos funcionários que trabalham na Secretaria já passaram por alguma capacitação desde que ele assumiu o setor. Sobre o treinamento das agentes comunitárias de saúde, o secretário disse que além do aperfeiçoamento individual do trabalho, o curso serviu para uma reorganização das atividades.

Mapeamento da saúde

Entre as mudanças, um novo mapeamento divide o município em áreas a serem visitadas. "As agentes vão poder passar em todas as residências, e a capacitação instruiu sobre como elas têm que fazer a visita, a melhor maneira de fazê-la, o tema a ser abordado na casa, tomando nota de tudo sobre a família", explicou.

Com os dados em mãos, Nedio disse que a Secretaria de Saúde terá um mapa com todas as ruas e casas do município, sabendo onde mora um diabético, uma gestante ou um cardíaco, por exemplo. "Através desse mapa será possível saber onde tem um problema de saúde. Por isso o trabalho das agentes é sempre muito intenso, e com a capacitação, acredito que elas vão poder prestar um serviço ainda melhor", pontuou.

Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada