You are currently viewing Alunos de escola do interior de Passos Maia plantam árvores na Semana do Meio Ambiente

Alunos de escola do interior de Passos Maia plantam árvores na Semana do Meio Ambiente

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Atividades de conscientização envolveram estudantes de escola do Assentamento Zumbi dos Palmares

O Dia Mundial do Meio Ambiente será comemorado nesta quinta-feira, dia 5. Estudantes da Escola Nossa Senhora Aparecida, do Assentamento Zumbi dos Palmares, interior de Passos Maia, foram envolvidos em atividades de conscientização na Semana do Meio Ambiente.

Em um trabalho desenvolvido pelo Projeto Araucária, ações de educação ambiental envolveram 23 alunos do 8ª ano da escola. A programação incluiu uma conversa sobre a importância da preservação, além de jogos relacionados ao meio ambiente e o plantio de 35 árvores nativas no entorno da unidade de ensino.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido em 1972 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo. A importância da data está relacionada ao trabalho de conscientização da população com a preservação da natureza, além da necessidade de discutir e realizar ações para diminuir a poluição do ar, água e solo.

A coordenadora regional do Projeto Araucária, Eloisa Donna, destaca que a data também é importante para a luta da preservação da biodiversidade, freando o desmatamento e a extinção de espécies. "Precisamos compreender que todos devem contribuir de forma direta ou indireta para a sustentabilidade, encontrando a harmonia entre o desenvolvimento socioeconômico e a conservação ambiental. Para alcançar esse equilíbrio, atitudes individuais e coletivas, como o consumo consciente no dia a dia, são fundamentais", afirma.

Projeto Araucária

Uma importante ação coletiva realizada em Santa Catarina é o Projeto Araucária. Patrocinado pela Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, o trabalho é executado pela Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi). O projeto tem como objetivo principal conservar e recuperar remanescentes florestais e espécies chaves do Bioma Mata Atlântica, promovendo o uso sustentável dos recursos naturais.

Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia