You are currently viewing Borregos provenientes de inseminação artificial são atrações nas propriedades de Vargeão

Borregos provenientes de inseminação artificial são atrações nas propriedades de Vargeão

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Dezenas de produtores de Vargeão estão apostando na produção de ovinos através de uma técnica que esta sendo muito bem aceita e produtiva nas propriedades, a inseminação artificial que vem sendo oferecida pela Secretaria Municipal de Agricultura.

Cerca de oitenta produtores rurais já realizaram inseminação em suas ovelhas e o resultado vem sendo surpreendente até mesmo pelo Técnico Agrícola Vitor da Silva Lese, responsável pelas inseminações em bovinos, ovinos e também em caprinos, este ainda em fase de experimentação.

O que mais esta surpreendendo os produtores rurais é a profilaxia dos animais, pois em cada sete partos, nascem em média doze filhotes, e até o momento a grande maioria é fêmea. O sêmen disponível e mais procurado é de Matriz Santa Inês das raças Dorper e White Dorper.

Como forma de incentivar a produção desses animais e também do rebanho leiteiro, garantindo a agilidade na prestação do serviço de inseminação, o Governo Municipal em parceria com o Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Agricultura, adquiriu dezoito botijões de sêmen que serão doados por meio de comodato, para núcleos de produtores rurais que representam as comunidades rurais de Vargeão. Os próprios produtores farão a inseminação de seus rebanhos mediante orientações que serão repassadas pela Secretaria de Agricultura que fará também um acompanhamento de como esta sendo executado o trabalho.

Para preparar esses produtores que farão a inseminação nas comunidades, a Associação Clube da Bezerra esta oferecendo curso de inseminação artificial, primeiramente em bovinos. Até o momento três turmas de quinze alunos cada, já realizaram o curso e outra turma já esta prevista para começar na próxima segunda-feira (26). O curso é aberto para sócios do Clube da Bezerra, não sócios e moradores de outros municípios que tenham interesse em participar.

Giovani Wilmsen – Ascom Vargeão