Ouro Verde iniciou a elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos (PMGIRS), obrigação instituída pela Lei Federal 12.305/2010, cuja finalidade é construir um planejamento para aperfeiçoar a execução dos serviços de limpeza urbana, manejo e gestão dos resíduos sólidos em todos os municípios brasileiros.
O planejamento está sendo desenvolvido por meio de uma parceria entre a prefeitura com a Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) e a empresa Cerne Ambiental de Chapecó, que esteve na cidade, na última semana, para realizar a atividade de análise gravimétrica, visando levantar o tipo e a quantidade de lixo gerado no município, a partir de uma mostra de lixo produzido e coletado entre 15 famílias.
"O lixo composto para essa análise é o lixo reciclável, o lixo do banheiro e o lixo orgânico. Para isso, foi recolhido o lixo doméstico produzido e separado nas residências de 15 famílias durante uma semana. Nessa análise, o lixo separado por classes baixa, média e alta, é pesado e depois misturado novamente para fazer o quarteamento que depois é feita uma nova pesagem para tirar a média das três classes", explica o engenheiro ambiental e sanitarista da empresa Cerne Ambiental, Luan Domingues de Arruda.
Segundo ele, após concluído o processo de análise serão realizadas quatro audiências públicas para validação do diagnóstico. "Estamos ainda na primeira oficina que é a elaboração do diagnóstico prévio para mostrar a população de como que está o município atualmente até chegarmos a finalização do plano de resíduos", ressalta.
PRIMEIRA AUDIÊNCIA
A primeira Audiência Pública para validação do Diagnóstico Municipal de Resíduos Sólidos, será realizada no dia 26 de maio, próxima segunda-feira, às 9h, na Câmara de Vereadores de Ouro Verde, onde serão apresentados à população os primeiros dados do levantamento já feito no município.
"É interessante que toda a sociedade participe destas audiências públicas e fique a par do que está acontecendo para que possamos realmente fazer um trabalho sério. Por isso, a gente pede para que as pessoas participem e ajudem a desenvolver esse projeto para que juntos consigamos fazer sua posterior implantação na prática", ressalta o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Dirceu Vitor Fabris.
AgLinkPress Comunicação – Ascom Ouro Verde