O Grupo de dependência química feminino do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS de Xaxim, vem elaborando o jornal informativo "Planeta CAPS." A produção do material conta com o acompanhamento da terapeuta ocupacional Luciene Vitorino Jokoski. Dentre os objetivos, está o de informar os usuários das atividades.
O CAPS tem como princípio a representação de estruturas terapêuticas intermediárias entre a hospitalização e o acompanhamento ambulatorial, que se responsabilizam pelo atendimento de indivíduos com transtornos psiquiátricos graves e moderados e dependentes químicos (álcool e outras drogas).Baseado nesse objetivo o CAPS desenvolve programas de reabilitação e manutenção dos usuários no melhor nível de funcionamento.
De acordo com a terapeuta, o jornal informativo Planeta CAPS é utilizado como um recurso terapêutico para prevenir e tratar dificuldades ocasionadas pelo uso de álcool e outras drogas. A intervenção é voltada para a pessoa e seu grupo social, objetivando ampliar seu desempenho no dia a dia.
Durante a confecção do informativo as pacientes interagem e buscam informações relacionadas ao bem estar que antes negligenciados devido ao uso de drogas. Desta maneira, o grupo escolhe os assuntos a serem abordados e buscam por informações não somente durante os atendimentos, mas sim no dia a dia de cada um, com amigos e familiares.
O informativo publicado em tempo bimestral traz consigo receitas culinárias (preparadas pelo grupo), cuidados com a saúde, beleza, datas comemorativas, relato de pacientes sobre o tratamento e demais informações sobre o centro.
O Grupo se reúne toda quarta-feira, voltado para mulheres em tratamento de dependência química com o acompanhamento da terapeuta ocupacional, Luciene Vitorino Jokoski e o auxilio da artesã, Roberta Dalla Vale.
Patrícia Vanzin – Ascom Xaxim