Trabalho de orientação foi realizado na manhã deste sábado no Centro da cidade
A Semana de Combate à Violência e Exploração Sexual Infantojuvenil foi cheia de atividades em Ponte Serrada. Na manhã deste sábado, dia 17, uma blitz para orientar a população foi realizada na Avenida 15 de Novembro, Centro da cidade.
Panfletos contendo informações sobre o tema foram entregues a centenas de pessoas. Motoristas que passaram pelo local também tiveram os carros adesivados. Cerca de 700 adesivos foram distribuídos ao longo da manhã. Além dos veículos abordados, os moradores que passaram a pé também pararam para receber o material e ouvir sobre o assunto.
Coordenada pelo Centro de Referencia Especializado de Assistência Social (Creas), a campanha foi aberta na última segunda-feira, dia 12. Ao longo da semana, várias atividades aconteceram em Ponte Serrada. As ações envolveram especialmente os estudantes das escolas do município, inclusive creches. Na sexta-feira, dia 16, os alunos assistiram à peça teatral "Violência se combate com direitos". No dia anterior, quinta-feira, 15, os pais dos estudantes também acompanharam uma palestra sobre o tema.
A campanha ainda estimulou os alunos a produzirem redações, frases ilustradas e desenhos. Uma premiação inclusive será entregue aos melhores trabalhos. "Nossa campanha foi muito boa, atingimos um bom público, principalmente crianças e adolescentes", disse a coordenadora do Creas de Ponte Serrada, Graziela Alves dos Santos. "A violência sexual não escolhe família, classe média, baixa ou alta, ela pode acontecer para qualquer uma", aproveitou para alertar.
A Semana de Combate à Violência e Exploração Sexual Infantojuvenil foi um trabalho coletivo, reunindo a Secretaria de Assistência Social, Cras, Creas, Conselho Tutelar, Judiciário, Ministério Público, Oficial da Infância e Juventude, Secretarias de Educação e Saúde, além da Polícia Militar, Proerd, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.
Na segunda-feira, dia 26, um encontro com a Rede de Atendimento e os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário será realizado na Câmara de Vereadores para a entrega da premiação do concurso da melhor redação e desenho.
Os prêmios serão os seguintes:
Pré-escolar: Melhor Ilustração – Prêmio: uma Bicicleta
Séries Iniciais 1º ao 4º ano: Frase Ilustrada – Prêmio: uma Bicicleta
Ensino Fundamental de 5º ao 9º ano: Redação – Prêmio: um Tablet
Ensino Médio de 1º ao 3º ano: Redação – Prêmio: um Tablet
Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada