You are currently viewing Audiência apresenta diagnóstico sobre gestão dos resíduos sólidos em Ponte Serrada

Audiência apresenta diagnóstico sobre gestão dos resíduos sólidos em Ponte Serrada

Outras duas audiências públicas ainda acontecerão até a conclusão do plano de gestão dos resíduos

Dados levantados ao longo de meses de análises foram apresentados na manhã desta quarta-feira, dia 14, na primeira das três audiências públicas que serão realizadas em Ponte Serrada para tratar sobre a elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos. O evento foi conduzido pela empresa Cerne Ambiental, responsável pelo trabalho.

A bióloga e consultora técnica da Cerne, Samara Cristina Mazon, fez uma exposição sobre os dados coletados, apresentando o processo atual de coleta e destinação do lixo do município, hoje recolhido pela empresa CRI de Ipumirim. Segundo os números divulgados pela própria CRI, Ponte Serrada produz uma média de mais de 157 toneladas de lixo ao mês.

Além da comunidade, secretários da administração municipal, professores e até alunos participaram da audiência. O espaço serviu para o início do debate dos assuntos sobre a elaboração do plano. Os temas serão avançados em outras duas audiências públicas previstas até setembro, quando o projeto deverá ser concluído. "Os propósitos das audiências são discutir com a comunidade ações e propostas viáveis para o destino correto dos resíduos", disse a bióloga.

Segundo Samara, nos próximas audiências serão discutidas as propostas, incluindo a ideia de implantação da coleta seletiva, criação de uma associação de catadores e também um aterro consorciado para servir de destino do lixo produzido pelos municípios da Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai). "É importante que a população participe das audiências, que além de conhecer o que está sendo feito, participe e dê sugestões".

O Secretário de Meio Ambiente de Ponte Serrada, Airto Modanese, considerou satisfatória a participação da comunidade. "O debate é importante para uma democracia, que sempre tem opiniões e ideias novas", disse. "A grande dificuldade é aceitar mudanças. Mas acredito que, a um passo por vez, vamos chegar onde queremos, com muita luta, garra e trabalho", completou.

Airto ainda valorizou a presença de alunos no evento, ressaltando a conscientização como ferramenta fundamental para o sucesso das ações ambientais. "Eles também são cidadãos. São eles que vão lutar e poder mudar a nossa realidade. A nossa geração já é considerada uma geração perdida. Então é a geração deles que vai mudar. Nós estamos levando esses projetos e programas, mas quem vai mudar realmente e aplicar esses programas serão eles", considerou.

Logo após o evento, realizado no Complexo Esportivo Pedro Domingos Bortolaz, a equipe fez uma visita à nova estação de tratamento do município. O local está pronto, mas ainda aguarda a liberação oficial dos órgãos ambientais para entrar em atividade. A estação será destino dos dejetos coletados nas limpezas das fossas.

Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada