A Presidente Dilma Rousseff conferiu ao município de Abelardo Luz o título de Capital Nacional da Semente de Soja. A Lei nº 12.972, de 9 de maio de 1014 foi publicada do Diário Oficial da União na segunda-feira (12). A proposição da lei foi feita pelo deputado federal, Onofre Agostini (PSD/SC). O Prefeito de Abelardo Luz, Dilmar Fantinelli, esteve pessoalmente envolvido nesse processo, articulando com a bancada de deputados e senadores catarinenses para a aprovação do projeto.
Abelardo Luz é um dos maiores produtores de grãos do Estado e, em seus mais de 950 quilômetros quadrados de extensão, é um dos maiores produtores de soja e milho de Santa Catarina. Abelardo Luz já era reconhecida como capital catarinense da semente se soja, pelas suas sementes com alto índice de germinação, e agora passa a ter reconhecimento nacional pelo qualidade de suas sementes.
"Essa distinção é um orgulho para todos os abelardenses. A qualidade de nossas sementes sempre foi motivo de destaque e reconhecimento no Estado e no país, mas agora oficialmente o título de capital nacional é nosso", afirma o Prefeito Dilmar Fantinelli. "A nossa história na produção de sementes sempre foi destacada pela sua qualidade e produtividade, motivo de muitas empresas do setor terem escolhido Abelardo para instalar suas empresas e agora com esse título temos muito a celebrar".
Luciane Bosenbecker – Ascom Abelardo Luz