Neste início de semana a Prefeitura de Xanxerê, através da coordenação de serviços gerais, encaminhou reatores e aproximadamente mil lâmpadas para a empresa Continental Obras e Serviços.
As lâmpadas queimadas eram utilizadas na iluminação pública do município e foram substituídas nas praças e ruas da cidade, sendo encaminhadas após 3 meses de coleta, visando a destinação correta dos materiais posteriormente.
A Continental realiza a coleta e encaminha para uma empresa especializada em reciclagem.
É importante destacar sobre o perigo da contaminação, na inalação ou contato físico com elementos utilizados na fabricação de lâmpadas e reatores. O contato ocorre principalmente pela destinação incorreta desses materiais.
A falta de divulgação contribui para que esse tipo de material seja descartado como lixo residencial, quando deveria receber o mesmo procedimento de descarte utilizado para pilhas e baterias.
A contaminação causa uma série de impactos ambientais, atingindo os seres vivos e o meio ambiente. Desta forma é importante que estes materiais não sejam jogados no meio ambiente.
Ciro Bohn – Ascom Xanxerê