Programação extensa será desenvolvida ao longo da semana, com Dia D no próximo sábado
Dezoito de maio de 1973. Aos oito anos, a menina Araceli Cabrera Cresço saiu de casa para nunca mais voltar. Filha do eletricista Gabriel Crespo e da boliviana Lola Sánchez, a criança teve a vida precocemente interrompida, e da maneira mais cruel possível.
A menor morava numa cidade vizinha a Vitória, capital do Espírito Santo, Araceli foi sequestrada, drogada, estuprada e morta por rapazes de duas famílias da alta sociedade. Eles teriam lacerado a dentadas os seios, parte da barriga e a vagina da menina. O corpo dela foi encontrado seis dias depois.
Aquele 18 de maio entrou para a história e é lembrado anualmente como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil, através do projeto de lei número 9.970, criado em maio de 2000. A mobilização nacional também leva o município de Ponte Serrada a desenvolver nesta semana uma extensa programação sobre o tema.
Coordenada pelo Creas, a campanha no município está sendo aberta nesta segunda-feira, dia 12, com o Dia D marcado para o próximo sábado, 17. Até lá, diversas atividades serão desenvolvidas com estudantes de todas as escolas, inclusive creches, além de pais e a sociedade. O trabalho é coletivo, reunindo a Secretaria de Assistência Social, Cras, Creas, Conselho Tutelar, Judiciário, Ministério Público, Oficial da Infância e Juventude, Secretarias de Educação e Saúde, além da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.
Todos esses órgãos formam a chamada rede de atendimento a quem sofre algum tipo de violência ou abuso. "Acreditamos que a mobilização da campanha em rede, a ser desenvolvida juntamente com a parceria das políticas públicas e membros da sociedade, irá proporcionar às nossas crianças e jovens a conscientização dessa importante data", afirma a coordenadora do Creas de Ponte Serrada, Graziela Alves dos Santos.
A programação prevê atividades com os alunos, que trabalharão na produção de redações, frases ilustradas e desenhos, inclusive com uma premiação entregue aos melhores trabalhos. Também haverá palestra para os pais, teatro aos estudantes e uma blitz de conscientização na manhã de sábado, dia 17, na Avenida 15 de Novembro. "Com isso, pretende-se desempenhar um excelente trabalho com os pais, alunos e sociedade em geral, para amenizar e, quem sabe um dia, extinguir os casos referentes ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes", complementa Graziela.
Veja a programação completa:
12/05/2014 – segunda-feira
Divulgar a abertura da campanha no município, através dos meios de comunicação. Relatar os dias e o trabalho que será realizado com os alunos nas escolas, com os pais e com a sociedade.
Alunos: Concurso da melhor redação, frases ilustradas e desenhos referentes ao tema da campanha.
Pais: Palestra de conscientização sobre o que é Abuso e Exploração Sexual com crianças e adolescentes, além das várias formas de violências.
Sociedade: Adesivagem nos veículos.
13/05/2014 – terça-feira
Os professores trabalharão o tema com os alunos em sala de aula para a elaboração da redação, frases ilustradas e desenhos.
14/05/2014 – quarta-feira
Os professores trabalharam o tema com os alunos em sala de aula para a elaboração da redação, frases ilustradas e desenhos.
15/05/2014 – quinta-feira
Palestra com os pais referente à conscientização do abuso e exploração sexual.
Empresa: Viver Desenvolvimento Profissional
Palestrante: Aldacir Detofol
Formação: Pedagoga
Horário: 19:00 às 21:00 horas
Local: Clube Aimoré
16/05/2014 – sexta-feira
Teatro para os alunos na parte da manhã e tarde, ainda a definir no período da noite.
Horário: 08:00 às 11:30 e 13:30 às 16:30
Teatro: Gaia Teatro e Circo – Chapecó
Local: Clube Aimoré
17/05/2014 – sábado
Encontro na praça em frente ao Banco do Brasil, para a adesivagem nos carros pela parte da manhã.
Horário: 08:30 às 11:00
26/05/2014 – segunda-feira
Encontro com a Rede de Atendimento, poder Executivo, Legislativo e Judiciário na Câmara de Vereadores para a entrega da premiação referente ao concurso da melhor redação e ilustração.
Horário: 19:00 horas
A premiação será da seguinte forma:
Pré-escolar: Melhor Ilustração – Prêmio: uma Bicicleta
Séries Iniciais 1º ao 4º ano: Frase Ilustrada – Prêmio: uma Bicicleta
Ensino Fundamental de 5º ao 9º ano: Redação – Prêmio: um Tablet
Ensino Médio de 1º ao 3º ano: Redação – Prêmio: um Tablet
Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada