A produção e comercialização de mel no município é incentivada pelo Governo Municipal através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Epagri. Neste sentido a Associação de Apicultores do município iniciou ontem (08), mais uma edição da Feira do Mel. O evento prossegue nesta sexta-feira (09) e sábado (10).
O objetivo da Feira do Mel é comercializar e divulgar as propriedades do mel produzido em Xaxim. Atualmente a Associação de Apicultores conta com 32 associados, que produzem de 25 a 30 mil quilos de mel por ano.
O Engenheiro Agrônomo e responsável pela Epagri em Xaxim, Adir Natalino Bertuzzi, incentivador da Apicultura no município, participou da abertura da feira. "A Administração Municipal juntamente com a Epagri vem acompanhando o crescimento da apicultura no município e por isso investe em treinamento para os apicultores e os apoia nas feiras realizadas. O município de Xaxim é exemplo no Estado de Santa Catarina em qualidade na produção do mel. A população xaxinense tem a oportunidade, nesses três dias de feira, de adquirir produtos derivados do mel a preços acessíveis direto do produtor. O mel é usado para alimento e também como remédio. É mais uma alternativa de renda para nossos produtores," salientou Bertuzzi.
O produtor de mel Ivo Tonello está expondo seus produtos na feira e falou da satisfação em trabalhar com a apicultura. "Queremos agradecer a Prefeitura e a Epagri pelo apoio que nos dão, tanto na parte técnica como no auxílio nas feiras. Esperamos que a população nos visite e leve para casa produtos de qualidade," finalizou Tonello.
A feira está sendo realizada junto à Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, no pavilhão da Feira Livre. O horário de visitação é das 8 às 18 horas.
Patrícia Vanzin – Ascom Xaxim