You are currently viewing Trabalho inédito com alunos de Ponte Serrada pretende despertar consciência ambiental

Trabalho inédito com alunos de Ponte Serrada pretende despertar consciência ambiental

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Aula inaugural da primeira Turma de Protetores Ambientais foi realizada nesta quarta-feira

A Escola Belermino Victor Dalla Vecchia foi palco da aula inaugural da primeira Turma de Protetores Ambientais de Ponte Serrada nesta quarta-feira, dia 7. O trabalho é desenvolvido pela Polícia Militar Ambiental, através de uma parceria entre as Escolas Belermino, Dom Vital e Antonio Paglia, além da empresa Celulose Irani.

O chefe do Parque Nacional das Araucárias, Juliano Rodrigues de Oliveira, ministrou uma palestra sobre o tema "A política brasileira de proteção do meio ambiente: unidades de conservação ambiental". Ele aproveitou para falar sobre a importância da preservação, expondo as atividades previstas no decorrer do treinamento.

O grupo é formado por 30 alunos das três escolas participantes. A previsão é que o curso se estenda até dezembro. Estudantes do 6º ao 8º ano, além do ensino médio, fazem parte da turma. O objetivo da iniciativa é proporcionar condições de aprendizado aos adolescentes, por meio de atividades teóricas e práticas voltadas à preservação do meio ambiente e da paz social.

Além de contextualizar os trabalhos realizados por protetores ambientais, como ocorre no Parque Nacional das Araucárias, Juliano ressaltou a importância de ações sustentáveis na preservação. As palavras dele foram inclusive endossadas pelo sargento da Polícia Ambiental, Ivan Carlos Rex. "Queremos formar cidadãos com consciência ambiental, que possam distinguir sobre as condutas certas e irregulares", pontuou o militar.

A diretora da Escola Belermino Victor Dalla Vecchia, Ivaci de Moraes Barbieri, garantiu o apoio da escola na ação e falou sobre o papel fundamental das instituições de ensino para o sucesso de projetos como esse. "A escola, como formadora de opinião, deve ser parceira nesses projetos, fazendo seu trabalho, conscientizando seus alunos sobre a consciência ambiental", assinalou Ivaci.

Entre outras autoridades, o evento de abertura das atividades da primeira Turma de Protetores Ambientais de Ponte Serrada teve a presença do secretário de Meio Ambiente do município. Airton Modanese representou inclusive o prefeito Eduardo Coppini (Duda), e enfatizou a necessidade de uma sociedade consciente. "É a partir de ações como essa que os paradigmas começam ser quebrados", pontuou.

Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada