You are currently viewing Dia de campo auxilia agricultores do programa Mais Leite em Passos Maia

Dia de campo auxilia agricultores do programa Mais Leite em Passos Maia

Atividades instruíram agricultores a ocupar melhor a propriedade para a alimentação do gado

Os trabalhos para melhorar a produtividade nas propriedades do interior de Passos Maia continuam sendo desenvolvidos pelas Secretarias de Agricultura e Cidadania e Reforma Agrária. Nesta semana foram dois dias de campo realizados com famílias que fazem parte do programa Mais Leite, iniciado no ano passado pela administração municipal para fomentar a atividade leiteira.

As necessidades dos agricultores em contar com o pasto durante a maior parte possível do ano e a ocupação de todos os espaços das propriedades motivaram os técnicos das secretarias a reuni-los. Os dias de campo trataram sobre a fabricação de feno a partir da pastagem perene e a sobressemeadura de aveia e azevém, aproveitando a totalidade das áreas.

Um dos encontros ocorreu na propriedade de Odirley Moreto, no Assentamento 13 de Junho, abrangendo todas as comunidades em volta. Outro dia de campo foi realizado na propriedade de Orides dos Santos, no Assentamento Zumbi dos Palmares, também atraindo a participação de agricultores de comunidades vizinhas.

Os trabalhos tiveram a parceria de técnicos da Copérdia e Epagri. Eles levaram informações, conhecimento e oportunizaram a troca de ideias entre os participantes. "As informações eram dadas pela equipe em uma breve conversa e após era feita a demonstração na prática de como realizar tanto a sobressemeadura quanto o feno", contou o técnico agrícola, Ivan Sutil.

Ele lembra que ainda em fevereiro foram realizados dias de campo para instruir os agricultores sobre a produção de silagem. "Os dias de campo são mais alguns passos do programa Mais Leite para auxiliar os agricultores, levando informação de qualidade e que seja rentável dentro da propriedade. São praticas simples e essenciais, que melhoram a produtividade e rentabilidade dos agricultores", considerou o técnico da Secretaria de Agricultura de Passos Maia.

Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia