Estudantes vão aprender a ler e escrever frequentando aulas duas vezes por semana
A Secretaria de Educação de Passos Maia organizou cinco turmas do Programa Brasil Alfabetizado para atender os 50 alunos decididos a aprender a ler e escrever. As atividades foram iniciadas nesta segunda-feira, dia 7, e seguirão até o final de 2014.
Na cidade são 14 alunos participando do programa, que ainda tem outras quatro turmas no interior do município. Na Linha Tigre e Assentamento Sapateiro as turmas são de nove alunos cada. No Assentamento Taborda são oito, com dez alunos matriculados na turma aberta no Assentamento Zumbi dos Palmares.
Os números significativos levaram Passos Maia a conseguir um coordenador para orientar professores e alunos dentro do próprio município. Toda a equipe é paga com bolsas do Ministério da Educação. As aulas acontecem duas vezes por semana e o programa será realizado dentro do período de dez meses, com os estudantes sendo avaliados mensalmente.
O número de matriculas neste ano foi expressivamente maior em relação a 2013, quando apenas sete foram realizadas. "Foi um avanço muito grande", comemora a secretária de Educação de Passos Maia, Geni Mantovani. "A gente parabeniza aos alunos e convida para que eles busquem novos companheiros, diminuindo consideravelmente o número de analfabetismo em Passos Maia, hoje de 8% da população", complementa.
Para a secretária, o programa é uma janela que leva o aluno a vislumbrar novos horizontes. "Cada aluno conquista gradativamente a sua cidadania através da alfabetização e letramento. Isso faz com que ele se sinta mais realizado e incluído no processo de desenvolvimento social e educacional", avalia.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia