Projeto de preservação da espécie no Parque Nacional das Araucárias é abordado pela revista
Ameaçada de extinção, a espécie de papagaios-de-peito-roxo, presente no Parque Nacional das Araucárias (PNA), que compreende parte dos territórios dos municípios de Passos Maia e Ponte Serrada, é tema frequente de reportagens. O mais recente veículo de comunicação a falar sobre os "roxinhos" é a revista Terra da Gente.
A capa da última edição traz a beleza de um papagaio-de-peito-roxo segurando um pinhão, semente abundante em uma floresta de araucária. A revista traz uma longa reportagem sobre a espécie, abordando um trabalho cuidadoso que vem sendo realizado há alguns anos para preservar as aves.
Assinado pelo jornalista Dimas Marques, o texto é aberto recordando tempos passados, precisamente a década de 1980, quando moradores das comunidades da região onde hoje existe o parque admiravam matinalmente a revoada dos papagaios em busca de alimentos, cenas que quase acabaram extintas pela captura para o tráfico e a derrubada da floresta.
Entre uma série de profissionais entrevistados para construir a reportagem, Dimas ouviu a doutora em biologia e coordenadora do projeto de reintrodução da espécie na região do PNA, Vanessa Tavares Kanaan. O trabalho é desenvolvido pelo Espaço Silvestre, núcleo de estudo da fauna do Instituto Carijós Pró-Conservação da Natureza.
Em um trecho do texto, o jornalista lembra que a iniciativa teve o pontapé em 2010 e aparece como "um dos principais esforços de conservação da espécie". De lá para cá, duas solturas já ocorreram. A primeira foi ainda em janeiro de 2011, com 13 papagaios. Já a segunda aconteceu há pouco mais de um ano. Em setembro de 2012, mais 30 aves começaram a sobrevoar o parque. "Todos os animais tinham sido vítimas do tráfico de animais silvestres", destaca Dimas.
Para Vanessa, "as diversas matérias que têm saído na mídia nacional e internacional sobre o projeto (de reintrodução) são de fundamental importância na educação das pessoas em relação à reabilitação de papagaios-de-peito-roxo vítimas do tráfico de animais silvestres", considera a coordenadora. "Isso leva conhecimento sobre a espécie ameaçada de extinção, que está sendo reintroduzida com exclusividade aqui no Parque Nacional das Araucárias, em Passos Maia e Ponte Serrada", finaliza.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia