You are currently viewing Secretário de Saúde de Ponte Serrada comemora evolução dos trabalhos no setor

Secretário de Saúde de Ponte Serrada comemora evolução dos trabalhos no setor

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Nedio Morandini está há quatro meses na função e vê avanços dentro do período

Ele comanda uma das secretarias mais difíceis dentro de qualquer administração municipal. Oferecer saúde a quem necessita é o desafio que Nedio Morandini vem enfrentando há quatro meses em Ponte Serrada. Apesar do curto período, o secretário já observa avanços no setor.

Ciente de que o trabalho exigiria esforço, Nedio afirma que resolveu assumir o desafio justamente para ajudar as pessoas. "Ajudar em tantas coisas, inclusive com uma palavra de carinho e atenção", diz.

Mas o secretário sabe que os desafios são diários, e os contentamentos e desagrados da população seguem linhas tênues. "Será que tudo que já fizemos e estamos tentando fazer não valeu de nada? Acredito e digo que valeu sim e vamos nos esforçar para que melhore a cada dia", assegura.

O que já foi possível realizar e o que ainda esperar da Secretaria de Saúde são questionamentos que Nédio mesmo responde nas linhas a seguir.

Como o senhor avalia seus quatro meses de trabalho na Secretaria de Saúde?

Muitas pessoas me perguntam por que depois de 35 anos de trabalho e já aposentado eu voltei ao trabalho público, e justo em uma secretaria tão difícil e com tantos problemas para resolver. Aí eu parei e pensei: por que não? Por que não ajudar a tantos que precisam dentro da saúde? Ajudar em tantas coisas, inclusive com uma palavra de carinho e atenção. E é isso que estou tentando fazer, ajudar as pessoas que estão precisando, mas tudo dentro da lei e do possível. Estou sempre que possível encaminhando cirurgias, consultas com especialistas, tomografias, raios-x e tantos outros exames, dando remédios da farmácia básica e muitas vezes remédios controlados, fora da farmácia básica, mas para pessoas carentes, que não têm condições de comprá-los.

E o reconhecimento desse trabalho, como é?

Digo de antemão que não tenho intenções políticas e não vou ser candidato a nada, não vou concorrer a cargo algum, seja de vereador ou qualquer outro, só quero mesmo é ser um bom secretário de saúde. O que não está sendo fácil. Eu tenho por meta ajudar as pessoas para que tenham uma vida mais digna e com menos sofrimento. Sobre o reconhecimento, digo que depois de quatro meses diante da secretaria, só escuto dizer que a saúde pública não funciona, que não ajuda ninguém, não faz nada.

Como o senhor reage a isso?

Eu me pergunto onde estão todas as pessoas que passam pelos postos municipais de saúde, que recebem ajuda todos os dias? Por que estas pessoas não se levantam e dizem em alto e bom tom: "eu recebo sim ajuda, recebo consulta, remédios, exames, recebo muita coisa da Secretaria, do prefeito, que só este mês já autorizou mais de 30 cirurgias que já estão sendo realizadas. Só neste mês o prefeito já autorizou mais de 25 tomografias a serem realizadas em Campos Novos e autorizou a realização de 15 cirurgias de cataratas. Por que essas pessoas não nos defendem? Aí eu digo: funciona sim! Pelo menos eu e os funcionários, junto com o prefeito Eduardo Coppini (Duda), estamos tentando mudar a realidade da saúde de Ponte Serrada. Será que tudo que já fizemos e que estamos tentando fazer não valeu de nada? Acredito e digo que valeu sim e vamos nos esforçar para que melhore a cada dia.

O que o senhor espera sobre a sequência do seu trabalho?

Gostaria que todos nos dessem um voto de confiança e que, antes de fazer alguma crítica, nos procurassem e explicassem a reclamação. Pode ter certeza que vai ser escutado e, se possível, vamos resolver o seu problema, ou então explicas o porquê não pode ser resolvido.

E sobre o comportamento da população?

Eu pediria a todos que foram bem atendidos nos postos de saúde, que nos defendam e sempre que possível elogiem os nossos funcionários, porque uma palavra de apoio pode fazer mudar muita coisa. Peço ajuda a todos, que nos deem um voto de confiança. No lugar de dizer não funciona, diga acredito que vai mudar, pois pode ter certeza que estamos tentando melhorar. Uma palavra de apoio vai nos fortalecer e fazer com que melhoramos cada vez mais.

Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada