You are currently viewing Passos Maia: Parque Nacional das Araucárias vai oferecer passeios turísticos por trilhas

Passos Maia: Parque Nacional das Araucárias vai oferecer passeios turísticos por trilhas

Iniciativa é uma das ações que deverão ser realizadas na área que abrange os municípios de Passos Maia e Ponte Serrada

Uma assembleia geral extraordinária do conselho consultivo do Parque Nacional das Araucárias (PNA) foi realizada nesta quarta-feira, dia 29, para discutir o futuro uso público da área de 12.841 hectares. A ideia é, num primeiro momento, oferecer passeios turísticos através de trilhas abertas dentro da unidade de conservação.

Analista ambiental e chefe do PNA, Juliano Rodrigues Oliveira foi um dos que participaram da assembleia. "A gente está discutindo isso, mas no começo a visitação vai começar com grupos de educação ambiental, grupos de visitantes da comunidade. A gente pretende incentivar que as pessoas da comunidade de Passos Maia, Ponte Serrada e dos municípios vizinhos, de escolas, trabalhadores, venham conhecer a unidade", apontou.

Representantes dos municípios da região, órgãos públicos, Incra, Ibama e Epagri participaram do encontro, além de pessoas das comunidades, como moradores de assentamentos, sindicatos, ONGs e outros grupos, inclusive integrantes de outras unidades de conservação na região. "A gente pretende abrir algumas trilhas para o pessoal fazer isso. Mas leva algum tempo para que se consiga ter essas trilhas adequadas para esse primeiro pessoal vir à unidade", avaliou Juliano.

Os participantes realizaram pela parte da manhã uma caminhada por duas propostas de trilhas dentro do parque. "Elas não são trilhas prontas para a visitação, são propostas iniciais", disse o chefe da área. Segundo ele, o trabalho foi para avaliar o quanto é adequada a trilha e qual o tipo de público poderá ser explorado para a visitação.

"Quem anda em trilha sabe que em algumas, por exemplo, dá para um grupo de estudantes ir. Outras podem ser adequadas para o pessoal da terceira idade. Outras não. Esse tipo de diferenciação precisa ser feito e os conselheiros já estão ajudando a fazer isso", pontuou Juliano.

O prefeito em exercício e Passos Maia, Leomar Listoni, e o prefeito licenciado, Ivandre Bocalon (Evandro), participaram da caminhada. Sempre que fala do PNA, Evandro destaca com orgulho que parte da maior floresta de araucárias do mundo está em Passos Maia. "O município vê como uma grande oportunidade o turismo, e a administração vai apoiar porque acredita na ideia", garantiu.

À tarde houve ainda uma reunião entre todo o grupo para debater sobre o que cada um observou durante as visitas a campo. Agora a ideia é elaborar um planejamento e definir os próximos passos para que a visitação ao parque seja efetivamente aberta.

Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia