You are currently viewing Xanxerê cria Associação de Catadores Vida Nova

Xanxerê cria Associação de Catadores Vida Nova

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Sabendo que a Coleta Seletiva é obrigatória e deve estar implantada em todos os municípios brasileiros até o final de 2014, e a municipalidade tem a obrigação de entregar o material coletado para associações e cooperativas, não sendo possível entregar o material para particulares, foi criado a Associação de Catadores Vida Nova.

Como a Coleta Seletiva já iniciou em Xanxerê, no último sábado (14), com a presença dos catadores, do secretário de assistência social, Dionísio Kohl, o professor Plínio representante da Unoesc, os técnicos da Secretaria de Políticas Ambientais, Rudinei Santos e Rosângela Fávero, e o representante da Agenda 21, Alessandro do Amaral e Silva, foi formalizada a criação da Associação de Catadores Vida Nova, com 16 associados.

Conforme determina a Lei Federal de Resíduos Sólidos 12.305/2010, a nova associação, assim como a ARXAN, receberá o material reciclável da Coleta Seletiva, coletado pela empresa Continental Obras e Serviços.

O Estatuto da nova associação será registrado e após a municipalidade auxiliará a viabilizar o CNPJ.

A Unoesc e a Unochapecó estão fornecendo subsídios técnicos para início dos trabalhos da nova associação e apoio técnico para ARXAN. O município está buscando viabilizar subsídios iniciais para manutenção das duas associações.

A colaboração das entidades, escolas e imprensa realizando sensibilização junto à comunidade para o bom funcionamento da Coleta Seletiva, já mostra resultados positivos, permitindo com que o material destinado pela comunidade às associações seja também de excelente qualidade.

Em Xanxerê todas as terças-feiras os moradores da chamada Região I, que contempla os bairros Vista Alegre, São Romero, Bela Vista, Monte Castelo, Sufiatti e Santo Dias, depositam a bolsa de ráfia retornável identificada da coleta, em frente as residência e o caminhão personalizado passa recolhendo os materiais recicláveis. 

Hanna Dohl – Ascom Xanxerê