Cerimônia foi realizada no ginásio da Escola Corália Gevaerd Olinger
Foram 12 encontros realizados com estudantes de quinto ano para que na sexta-feira, dia 13, os diplomas de conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) fossem entregues a 75 crianças e adolescentes do município de Passos Maia.
Antes de receberem os certificados, os alunos fizeram um juramento. Eles também levaram para casa prêmios sorteados pelo programa, entre eles, uma bicicleta. Apresentações culturais do Departamento de Cultura de Passos Maia ainda fizeram parte do evento.
Assuntos ligados à prevenção das drogas, violência, álcool e tabagismo foram trabalhados pelo policial militar Jean Nascimento, que também falou sobre bullying e a tomada de decisões, como a escolha das companhias e os caminhos na vida. "A satisfação é de dever cumprido. Esta foi a nossa oitava turma formada no município", lembrou o instrutor.
A secretária de Educação, Geni Mantovani, elogiou o programa e falou diretamente aos formandos. "Que vocês tenham pela frente somente momentos bons em suas vidas. A oportunidade que estão tendo hoje, de terem feito o Proerd, faz com que vocês abram suas mentes e possam de hora em diante escolher o melhor para suas vidas. Nem todos os jovens têm a oportunidade que vocês têm, aproveitem", aconselhou.
O prefeito Ivandre Bocalon (Evandro) lembrou que as administrações municipais, no geral, têm o hábito de mostrar máquinas, obras e outros bens materiais. No entanto, ele avaliou que a obra mais importante é a formação do ser humano. "Estou muito feliz de participar deste evento, que é muito significante. O Proerd, além de incentivar as crianças a resistirem ao uso de coisas nocivas, também é um espaço para formar cidadãos, ensinando as crianças a conviverem umas com as outras", acrescentou Evandro.
O programa foi trabalhado ao longo de 12 encontros, com uma lição de uma hora cada. As atividades eram realizadas uma vez por semana com os alunos. O conteúdo aplicado seguiu o padrão trabalhado nas demais escolas, por meio de uma cartilha do Proerd.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia