Secretaria realizou chamada pública para aquisição de alimentos da agricultura familiar

A Secretaria de Educação realizou na manhã desta quarta-feira (27/11) a reunião com os agricultores que participarão da chamada pública para o fornecimento de alimentos oriundos da Agricultura Familiar. Segundo a Lei nº 11.947/2009 do Ministério da Educação e FNDE, do total de recursos que vem do Programa Nacional da Alimentação Escolar os municípios são obrigados a investir 30% na aquisição de alimentos da Agricultura Familiar.

A secretária de Educação Iraci Chiquelero explica que a chamada pública difere das licitações, nesta modalidade os agricultores participam na forma de inclusão, e quando ocorre mais de um interessado na comercialização de um produto, a quantidade a ser adquirida é distribuído entre os agricultores interessados em ofertar o item.

Nesta chamada, quando os produtos serão adquiridos em 2014, foram 35 itens, entre eles panificados: pão, cuca, bolacha tudo caseiro, e, arroz, feijão, batatinha que eles tem condição de produzir.

Em razão de alguns produtos serem perecíveis a secretária destaca que existe o Conselho de Alimentação Escolar (CAE), para fiscalizar a qualidade da merenda. "Eles fiscalizam e monitoram, acompanhando o produto quando chega se é ou não de qualidade, felizmente estamos satisfeitos que até hoje todos os produtos são de ótima qualidade, quem entrega tem esta preocupação, pois são seus próprios filhos que vão consumir este produto" finaliza Iraci.

De acordo com a Nutricionista da Secretaria de Educação Keli Giacomini, a chamada pública vem justamente para melhorar a qualidade da merenda servida para os alunos com produtos orgânicos, acrescentando sabor, conservando os nutrientes e serve como auxilio no trabalho em sala de aula, quando seguidas vezes é repassado e discutido a manutenção e preferência pelos produtos orgânicos.

Sebastião Ferrarin – Ascom Abelardo Luz