Evento realizado no sábado teve troca de faixas para os melhores atletas
Bom para a mente e o corpo, fortalece ossos, músculos e ajuda a criar resistência. É também aliado ao desenvolvimento da coordenação motora, aprimora a paciência, disciplina, concentração e foco. Os benefícios do karatê são imensos e estão sendo experimentados por cerca de 70 alunos em Ponte Serrada.
No último sábado, dia 23, a turma coordenada pelo professor Alexandro (Nando) Guidini passou por uma cerimônia de formatura, com a troca de faixas para os atletas que evoluíram a ponto de ter o nível elevado. O evento ocorreu no ginásio da Escola Antonio Paglia. Além dos alunos, pais, professores e autoridades municipais estiveram presentes.
Formado em educação física e há 15 anos no karatê, Nando falou sobre o prazer de trabalhar com crianças, jovens e adultos. "É coisa mais linda poder ensinar e ver que a criança está aprendendo. O karatê é uma arte marcial que veio do Japão, é um esporte, não é violência. O karatê me ajudou a ser uma pessoa disciplinada", testemunhou o professor.
No mesmo tom do que disse Nando, o prefeito Eduardo Coppini (Duda) valorizou a importância da arte marcial para a formação educacional das crianças. "A disciplina dos alunos se reflete em educação. Tem uma frase que me chama muito a atenção: ‘quem luta não briga'. O karatê é saudável, e é com essa visão que a administração se coloca à disposição para incentivar esse tipo de atividade", afirmou Duda.
As aulas em Ponte Serrada são oferecidas pela Secretaria de Educação do município. Segundo a secretária Iradí Berté Fornari, os treinamentos terão continuidade no próximo ano. Ao falar sobre a formatura, ela aproveitou para enaltecer o empenho dos alunos e parabenizou todo o grupo pela conquista.
Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada