You are currently viewing Produtores de Passos Maia vão produzir e exportar pepino para empresa do RS

Produtores de Passos Maia vão produzir e exportar pepino para empresa do RS

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Mais de 80 mil pés devem começar a ser plantados já no início de dezembro

Uma nova alternativa de renda para os pequenos produtores do município de Passos Maia foi viabilizada pela administração municipal, por meio da Secretaria de Cidadania e Reforma Agrária. Uma reunião realizada na última semana selou a parceria entre 28 produtores e a empresa Bom Principio Alimentos, de Tupandi (RS).

Depois da visita de um técnico da firma, que conversou com o prefeito Ivandre Bocalon, o vice-prefeito Leomar Listoni e o secretário de Cidadania e Reforma Agrária, Renato Lopes, houve a formalização da parceria voltada ao plantio de pepino para conserva. Com isso, os produtores vão produzir e exportar o alimento.

Na última semana, 28 produtores interessados se reuniram novamente com um representante da empresa. O encontro definiu que cada produtor poderá plantar três mil plantas, totalizando 82 mil pés de pepino. "A firma já fez parceria com a Coplavale para o fornecimento dos insumos e materiais que os agricultores necessitam para o plantio, já que a plantação será feita num sistema de irrigação", informou o secretário.

Renato disse que os produtores farão um contrato de compra e venda diretamente com a firma, responsável até pelo transporte do produto até o RS. "O plantio será realizado no início do mês de dezembro. Conforme o técnico, este ano só será possível realizar uma colheita, mas no ano que vem vamos realizar duas colheitas, pois na região é possível plantar um pouco mais cedo e fazer duas safras", destacou.

O secretário ainda adiantou que o cultivo do pepino é relativamente novo para o município e está sendo implantando como experiência neste primeiro estágio. "Mas se trouxer resultado, podemos buscar mais produtores, pois é possível, com poucos metros de terra, tirar uma boa renda, que associada com as demais, só vai contribuir no bolso das famílias", considerou Renato.

Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia