Idosos do município receberão orientações em evento marcado para a próxima semana
Depois de o Outubro Rosa estimular mulheres a prevenirem o câncer de mama, o Novembro Azul é dedicado para o público masculino se ater à prevenção do câncer de próstata. Sobre o assunto, a Secretaria de Saúde de Ponte Serrada realizará na sexta-feira, dia 29, uma palestra no Centro de Convivência dos Idosos, a partir das 14 horas.
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 60% das mortes masculinas ocorridas no Brasil decorrem de causas preveníveis, como é o caso do câncer de próstata. "É um câncer com um curso indolente (sem dor). Ele passa muitos anos sem apresentar sintomas. Dessa forma é necessário que se façam exames prévios para diagnosticá-lo o mais breve possível", alerta o médico da Secretaria de Saúde do município, Cleiton Francisco Piccini.
Ele será o responsável pela palestra da próxima semana. Além dos sintomas e riscos da doença, Cleiton vai tratar sobre outras enfermidades que afetam especialmente os homens. Na palestra o médico fará uma abordagem sobre as doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e também prevenção de acidentes.
Importância do exame
O exame de rastreio do câncer de próstata deve ser feito anualmente por todos os homens a partir dos 40 anos de idade. "Só que além do exame de sangue, que é chamado PSA, deve ser associado ao exame físico, ou seja, o exame de toque retal. Então são dois exames, um complementa o outro e assim pode-se diagnosticar antecipadamente o câncer de próstata", orienta Cleiton.
O médico lembra que apenas 70% dos cânceres são diagnosticados por meio do exame de sangue. "Porém, 30% não são. Então há uma chance de um terço desses exames normais terem câncer de próstata, ou seja, é um índice muito alto. Deve-se, portanto, sempre associar o PSA com o exame de toque retal".
Resistência e preconceito
Uma provável falsa ideia de como o exame da próstata é realizado pode estar ligada à resistência e ao preconceito sobre o procedimento. Entretanto, Cleiton ressalta que o exame de toque retal é rápido e não dói. "São segundos que podem prevenir uma doença de curso muito doloroso", diz o médico.
A próstata
A próstata é uma glândula com duas funções: além de dar a continência urinária ao homem, também proporciona a ereção. Segundo o médico, se caso houver uma condição em que o paciente teve a próstata totalmente ressecada ou retirada, é muito provável que ele seja impotente definitivamente e incontinente temporariamente. "Então a próstata é realmente importante para a qualidade de vida do homem, e claro, para a saúde como um todo", finaliza.
Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada