You are currently viewing Banco mundial realiza missão de avaliação do SC RURAL em Entre Rios

Banco mundial realiza missão de avaliação do SC RURAL em Entre Rios

Com o objetivo de estreitar relações e avaliar possíveis parcerias, representantes da COAFER e EPAGRI apresentaram a parceria desenvolvida pelo Programa SC Rural em Entre Rios para a missão do Banco Mundial.

A iniciativa visa unir esforços para além de orientar e acompanhar o trabalho da desenvolvido em Entre Rios, investir neste segmento produtivo.

Para dar sequência à análise das potencialidades representantes do Banco Mundial avalia o trabalho do SC Rural, em Santa Catarina e Entre Rios foi sorteada para esta análise nesta terça-feira (19).

Segundo o Prefeito João Roque "Todos nós estamos trabalhando para fortalecer e apoiar as associações e cooperativas. Nada melhor do que unirmos nossa força e nossas experiências".

O encontro realizado na Câmara de Vereadores contou com a participação de autoridades e técnicos regionais e locais e da diretoria da COAFER. 

O secretário executivo do SC Rural, Julio Cesar Bodanese, liberou o investimento de R$ 180.000,00 para aquisição de material para melhoria da infraestrutura dos produtores de leite da comunidade indígena de Entre Rios.

Após a abertura oficial, os membros da diretoria da COAFER relataram a situação dos pequenos agricultores e produtores de leite, o caminho percorrido até a formação da cooperativa, os principais alcances da organização e os planos para o futuro. 

Segundo o Prefeito de Entre Rios, João Maria Roque, "o resultado já é visível, com o desenvolvimento da cadeia produtiva onde a cooperativa se compromete com a formação de produtores, garantindo uma melhoria da qualidade do leite e a empresa com um preço diferenciado para os associados da COAFER. Esta é uma modalidade de projeto estruturante que recebe o apoio da prefeitura, assim como a futura fábrica de ração que igualmente recebe o apoio do governo municipal".

"Dentre as principais vantagens dessa aliança produtiva, o município ganha com menos caminhões transitando pelas estradas municipais, os produtores ganham com o melhor preço, a empresa ganha com menor quilometragem de transporte e com a melhoria da qualidade do produto, pela capacitação dos produtores da cooperativa e pelo menor tempo de transporte", destaca o Presidente do Legislativo entrerriense, Sr. Airton Milioranza.

Além destes, diretamente envolvidos, também o comércio local passa a desfrutar da melhoria de renda dos produtores, "É o resultado de um trabalho orquestrado na busca de um desejo comum, é uma grande conquista que a organização dos pequenos produtores rurais proporciona para toda a comunidade", garante o Prefeito João Roque. 

No período da tarde, os técnicos e as entidades investidoras e executoras visitaram as propriedades rurais e explicaram as formas de apoio direcionadas à melhoria da competitividade da agricultura familiar, como os agricultores familiares poderão participar o que é um projeto estruturante, suas características e que tipos de projetos poderão ser apoiados. 

"A participação da Missão do Banco Mundial para verificar o trabalho desenvolvido e o investimento feito pelo SC Rural em nosso município foi muito importante, pois verificou o desenvolvimento das etapas de capacitação e em muitas vezes participou com informações importantes sobre as regras acordadas junto ao Banco.l" Comentou o Prefeito João Roque.

Na avaliação de Gladimir Rosa, Extensionista Rural da EPAGRI "Tivemos mais uma oportunidade de constatar que o trabalho desenvolvido na mobilização, organização e capacitação dos agricultores, além dos investimentos específicos realizados e, inclusive, os que ainda virão, tiveram e com certeza terão receptividade e os resultados serão significativos na agricultura de Santa Catarina". 

Robson Schwartz – Ascom Entre Rios