Grupo esteve no município para conhecer realidade local da agricultura familiar
Uma equipe da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) esteve em Passos Maia ao longo desta terça-feira, dia 5, conhecendo a realidade local da agricultura familiar. O grupo foi acompanhado pelo professor e pesquisador da França, Philippe Bonnal.
A equipe teve como principal objetivo observar o nível de pobreza de algumas famílias assentadas. O município acabou sendo escolhido pelos pesquisadores, entre outros que integram o programa Territórios da Cidadania, pelo baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a quantidade elevada de famílias assentadas.
Segundo a diretora de Agricultura de Passos Maia, Cleusa Gabiatti, foram visitadas algumas famílias das comunidades Sadi Padilha e Treze de Junho, onde a equipe teve a companhia de um técnico da Secretaria de Agricultura e do secretário de Cidadania e Reforma Agrária do município, Renato Lopes. "Eles conversaram com as pessoas para saber delas como vivem e qual a trajetória de vida que tiveram", contou Cleusa.
No final da tarde a equipe ainda passou pelo gabinete do prefeito Ivandre Bocalon (Evandro) para observar as ações do poder público e os programas e metas para mudar a realidade rural. Evandro citou o esforço da administração em criar programas como o Mais Leite, com a agregação de valor nos produtos in natura ou transformados pela agroindústria rural.
O prefeito também falou da importância da produção de culturas como mandioca, batata, frango caipira, amendoim, batata inglesa, abóbora, melancia e outros. "Para nosso município é um prazer receber pessoas que pensam e desejam, assim como nós, o verdadeiro desenvolvimento das famílias do meio rural", expressou.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia