You are currently viewing Educação de Entre Rios promoveu Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa

Educação de Entre Rios promoveu Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Evento foi realizado na escola Santa Lúcia e reuniu, pais, alunos e profissionais da Educação

A secretaria municipal de Educação formalizou o Pacto pela Alfabetização da Idade Certa, em evento realizado nesta sexta-feira (01), na sede da escola municipal Santa Lúcia.

 O evento reuniu além dos pais, alunos e professores da rede municipal, o Vice Prefeito Evandro Antonio dos Passos e o Secretário Municipal da Educação, Adivaler José Marcon.

"Trata-se de um compromisso formal assumido pelo município de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental", explicou o o Secretário Municipal da Educação, Adivaler José Marcon.

Segundo ele, aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafo fônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos. 

De acordo com o Vice Prefeito, Evandro Antonio dos Passos "mudando a perspectiva dos alunos, deixando-os com uma nova visão de vida, iremos sim transformar nossa sociedade e fazer com que ela de valor a tudo que existe no nosso meio, principalmente a toda estrutura governamental por ela conquistada".

As Ações do Pacto pretende atuar na formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo, materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais, avaliações sistemáticas e Gestão, mobilização e controle social.

"Dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades do nosso município no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania", afirmou o Vice Prefeito, Evandro dos Passos. "Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina", ressaltou.

Robson Schwartz – Ascom Entre Rios