Palestras nas escolas e dia de avaliação na Praça aconteceram na última semana
Ao longo do último sábado, dia 26, o Odontomóvel de Passos Maia ficou na Praça central do município para um trabalho preventivo contra o câncer de boca. Profissionais da Secretaria de Saúde, com uma equipe de dentistas, estiveram durante todo o dia realizando atividades preventivas.
Atendidas dentro do consultório itinerante, os pacientes foram avaliados e receberam orientações sobre os cuidados para evitar o surgimento do câncer bucal, que afeta lábios e o interior da cavidade oral. Os dentistas analisaram gengivas, bochechas, céu da boca e língua dos pacientes.
Além disso, durante a última quarta-feira e quinta-feira, dias 23 e 24, palestras aos alunos do município foram ministradas por profissionais de odontologia, que instruíram de forma breve e objetiva os estudantes sobre os cuidados necessários para evitar a parição da doença.
Conforme o próprio Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa de novos casos a cada ano é de aproximadamente 15 mil, sendo que quase dois terços deste número são registrados em pessoas do sexo masculino.
Entre os sintomas, o paciente deve estar atento a lesões que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas e rouquidão. Nos casos mais avançados a mastigação fica comprometida, além de dificuldades na fala e sensação de algo preso na garganta.
O câncer de boca acomete mais homens acima dos 40 anos de idade e pode ser prevenido com alguns cuidados. Entre os fatores de risco mais conhecidos estão o tabaco, consumo regular de bebidas alcoólicas, radiação solar, má alimentação e falta de higiene bucal.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia