Primeira das 105 cisternas começa a ser construída em Ponte Serrada

Equipe que fará reservatórios foi treinada nesta quarta-feira na comunidade 25 de Maio

Serão 105 cisternas com capacidade de 16 mil litros de água cada construídas em várias comunidades do município de Ponte Serrada. As obras, com recursos do Pacto por Santa Catarina, vão beneficiar centenas de moradores. E o primeiro reservatório começou a ganhar forma nesta quarta-feira, dia 23.

Durante a manhã, o prefeito Eduardo Coppini (Duda) esteve na comunidade 25 de Maio, onde fica a residência que está recebendo a primeira cisterna. Ele acompanhou o trabalho da equipe da Cooperativa de Profissionais em Serviços Públicos (Coopesc), responsável pela coordenação das obras.

Com pedreiros contratados no próprio município, além de gerar emprego, as cisternas garantirão aos moradores do interior um pouco mais de tranquilidade em épocas de seca. A construção da primeira serviu para treinar a equipe, orientada e supervisionada por um engenheiro.

O coordenador regional do projeto, Cristian Schiavini, espera que as 105 cisternas possam estar prontas em breve. Se o tempo colaborar, ele acredita que todos os reservatórios sejam construídos em dois ou três meses. "É um projeto do governo federal, que passa pelo governo do estado e tem a contrapartida do município e do próprio morador, contribuindo socialmente, ajudando os pedreiros", ressaltou.

Água potável

Cristian explicou que a água da cisterna poderá ser inclusive utilizada para o consumo humano. Para isso, todos os moradores passarão por um treinamento sobre o gerenciamento de recursos hídricos, aprendendo a adicionar quantidades certas de produtos, tornando a água potável. "A cisterna de 16 mil litros consegue suprir a necessidade de uma família de três a quatro pessoas por um período de até quatro meses", disse o coordenador.

Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada