Cursos profissionalizantes são abertos em Ponte Serrada

Cursos de mecânico e eletricista estão em andamento no Cras do município

Jovens de Ponte Serrada começaram no início do mês a participar de dois cursos oferecidos pela administração municipal, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As atividades são mediadas pela Secretaria de Assistência Social, com aulas no Cras do município.

A secretária Rúbia Caroline Wrubel destaca que os dois cursos são profissionalizantes. Um deles é "Eletricista instalador predial de baixa tensão", com carga horária de 200 horas. Outro é "Mecânico de automóveis leves", com carga de 400 horas/aula.

Abertas na última semana, as atividades deverão ser encerradas somente em maio do próximo ano. Os alunos do curso de eletricista têm aulas nas segundas, quartas e sextas. Já os de mecânico estudam nas segundas, terças, quartas e quintas-feiras.

Os que participam do curso de eletricista aprenderão a executar, manter e reparar instalações elétricas prediais, residenciais e comerciais de baixa tensão, tudo de acordo com projetos e em conformidade com as normas técnicas. Eles também serão orientados a manusear corretamente equipamentos e ferramentas para a execução de cada serviço.

Para quem escolheu a mecânica de automóveis, as aulas consistem na execução e manutenção de motores, sistemas de suspensão, direção, freios, transmissão mecânica e sistemas auxiliares, também tudo em conformidade com as normas e procedimentos técnicos, de qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada