O prefeito de Entre Rios, João Maria Roque, viajou a Brasília/DF, para resolver inúmeros assuntos referentes ao desenvolvimento do município, são audiências em vários ministérios para confirmar o envio de recursos e projetos já encaminhados, dentre estas reuniões se destaca uma audiência para discutir a grave situação da saúde indígena na Reserva Indígena Xapecó, a maior do sul do país.
A audiência será na 6ª Câmara do Ministério Público Federal (6ª CCR/MPF), onde o prefeito apresentará os dados sobre a situação de saúde da região para a Dra. Gilda Carvalho, Subprocuradora-Geral da República e Membro da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, no dia 23/10/2013, quarta-feira, às 17h.
Ainda em Brasília este assunto será tratado com o Senador da República, Luiz Henrique da Silveira, ainda o Prefeito João Roque participa como convidado da cerimônia de sanção da lei que institui o Programa Mais Médico no dia 22, de outubro de 2013, terça-feira, às 11 horas, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, com a Presidenta Dilma Roussef.
Segundo o prefeito João Roque "tratar de temas relacionados à saúde indígena, é primordial afinal a Reserva Indígena Xapecó é a maior em população indígena do sul do país, e não posso de jeito algum me eximir deste assunto, mesmo por que, trato a saúde em meu município como prioridade e não aceito que a saúde indígena seja tratada com descaso por parte das outras esferas governamentais", destacou João Roque.
"A saúde indígena é um tema central na luta dos povos indígenas pela conquista de seus direitos, dada a precária situação, em termos de acessos aos serviços, a que eles estão submetidos em meu município. Para melhor compreensão acerca da realidade local, é necessário resgatar alguns princípios sobre saúde e o entendimento do processo saúde e doença, levando-se em conta as especificidades culturais de nossos povos indígenas. Mas neste momento o mais importante é que o Ministério Público e o Governo Federal, nos auxilie nas reivindicações imediatas que estarei apresentando em Brasília. Aproveito para convocar as diversas lideranças indígenas nacionais para que nos apoie juntamente nestes pleitos, principalmente, na quarta-feira, dia 23 as 17 horas na 6ª Câmara de Coordenação do Ministério Público Federal." Concluiu o Prefeito de Entre Rios, João Maria Roque.
Robson Schwartz – Ascom Entre Rios