Alimentos produzidos serão apresentados à comunidade em uma degustação nesta quinta-feira
Há cinco anos dona Terezinha Mendes prepara diariamente a refeição das crianças da Creche Branca de Neve em Passos Maia. Ela sabe que os mais de cem alunos precisam ser atraídos pelos alimentos, já que "fazer comida para criança não é muito fácil", diz ela própria.
Ter um amplo leque de receitas é uma bela saída para despertar o apetite dos estudantes a cada nova refeição. Nesta quarta-feira, 16, Dia Mundial da Alimentação, o aprendizado de novos pratos deu a 13 merendeiras das escolas municipais de Passos Maia, entre elas dona Terezinha, mais opções para a produção diária das refeições.
Ao longo de todo o dia, o curso "Horta Caseira e Alimentação Saudável" foi ministrado pela Pastoral da Criança do município. Dona Maria Gubert Zenaro e Ivanir Maria Tirelli passaram o dia ensinado as participantes. "O curso foi baseado na alimentação alternativa, através do aproveitamento de muitas partes dos alimentos que vão fora, como folhas, talos e cascas", disse dona Ivanir.
A coordenadora da Pastoral da Criança explicou que durante a manhã foram montadas duplas, onde cada uma desenvolveu um prato com ingredientes disponíveis na cozinha das escolas. "Com a mandioca foi feito nhoque. Fizemos panqueca de cenoura e espinafre. Também foi feita uma torta de frango com queijo, e saladas coloridas para atrair as crianças".
As merendeiras aprenderam ao todo sete receitas para almoço, outras 12 receitas de bolo e ainda 11 tipos de suco. "Foram feitos sucos de folhas e talos, como couve com limão e cenoura com laranja. À tarde foram preparados bolos enriquecidos com farelo de soja, trigo, arroz, bolo de cenoura, milho, abobrinha e até feijão", contou Ivanir.
Para a nutricionista Liana Piccoli, além de benefícios aos alunos das escolas, o curso também vai melhorar a alimentação de outras pessoas. "Além da melhoria da alimentação escolar, o objetivo é que as merendeiras apliquem as novas receitas em casa, tudo com alimentos nutritivos, de aproveitamento integral e baixo custo", pontuou.
Degustação e exposição
Nesta quinta-feira, dia 17, todos os pratos produzidos serão expostos no Centro Comunitário para uma degustação aberta à comunidade. Antes haverá uma palestra com o tema "Sistemas Alimentares Sustentáveis para a Segurança Alimentar e Nutrição", com Elvira Costacurta, da Epagri de Ipuaçu.
Uma exposição com trabalhos ligados ao projeto "Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia", coordenado por Liana, também será feita no mesmo dia no Centro Comunitário, com maquetes, teatros, poesias e outras atividades. Haverá ainda a distribuição de sementes de hortaliças aos visitantes.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia