Exposição de produtos fez parte das atividades do curso de empreendedorismo rural
Iniciado em meados de agosto, o curso de empreendedorismo rural segue orientando os participantes sobre as melhores formas de se gerenciar o próprio negócio, obtendo da terra o máximo da produtividade. Nesta segunda-feira, dia 14, além de rentável, uma feira realizada no Centro da cidade teve cunho didático.
O instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Lorival Zanluchi, responsável por coordenar as atividades, promoveu uma feira de produtos coloniais para ensinar técnicas de venda aos alunos. O trabalho fez parte da 11ª primeira aula.
Na ocasião, os próprios participantes reuniram o que produzem nas propriedades. "Os produtos são todos orgânicos e produzidos por eles mesmos para o consumo próprio. Estamos tentando viabilizar a ideia do que eles agora podem produzir para a comercialização", disse Lorival.
Na feira, exposta ao longo de todo o dia, a população encontrou uma diversidade de conservas, panificados, frutas, ovos, farinhas, vinhos e cachaça. Mudas de hortaliças e grama também estavam à mostra. O próprio prefeito de Passos Maia, Ivandre Bocalon (Evandro), visitou a feira e comprou alguns produtos.
Ele não escondeu a alegria ao ver jovens agricultores entusiasmados em desenvolver empreendimentos rurais. "Isso nos dá força e certeza de que estamos no caminho certo. A agregação de valor e a profissionalização dos nossos agricultores, principalmente dos jovens, é uma das nossas bandeiras. Se ao final de nossa gestão pudermos dar ao menos a alguns jovens a possibilidade de viver no campo, com dignidade e renda, nossa missão estará cumprida", disse Evandro.
O curso terá ainda outros seis encontros, com previsão de encerramento para o final de novembro. Diagnósticos das propriedades, estudos de viabilidade econômica e desenvolvimento de projetos são ações que os participantes estão colocando em prática.
Desenvolvido pelo Senar, o curso tem como parceiros as Secretarias de Agricultura, Cidadania e Reforma Agrária de Passos Maia, Sindicato dos Produtores Rurais de Ponte Serrada e Coplavale. Além de Passos Maia, alguns produtores de Vargeão, que entregam leite à Coplavale, também estão participando.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia