Na última quinta-feira (25) o Governo Municipal através da Secretaria de Saúde promoveu nas dependências da Câmara de Vereadores uma palestra de conscientização para diabéticos insulinos – pessoas que necessitam de insulina e para profissionais de saúde que prestam atendimento nas Unidades Básicas de Saúde no município.
A palestrante foi a enfermeira Rita Cassia Cardozo, que há anos trabalha com treinamento de profissionais da saúde e na orientação correta do uso do controlador pelos diabéticos isulino.
"Nosso trabalho e conscientizar as pessoas que tem o diabetes que e possível viver, basta seguir alguns conceitos básicos, praticar exercícios, controlar a quantidade de glicose no sague, o uso correto do aparelho controlador e uma alimentação balanceada", destaca Rita Cardozo.
De acordo com a enfermeira o portador do diabetes apos descobrir que esta com a doença costuma se acomodar, deixa de se cuidar, e e nessa hora que uma palavra motivacional faz toda a diferença.
Para a secretária de saúde Queila Barreta orienta a população, qualquer sintoma que aparecer a pessoa deve procurar um profissional medico na rede municipal de saúde que havendo a necessidade será solicitado os exames. "Uma vez ao ano e importante fazer uma consulta e com apenas um exame, o de glicemia de jejum o profissional medico saberá como esta sua dosagem de glicose no sangue, o diabetes e uma doença silenciosa, por isso todo o cuidado e pouco", reforça Queila.
Sebastião Ferrarin – Ascom Abelardo Luz