You are currently viewing Abelardo Luz:Secretaria da Agricultura reúne comunidades do interior para a construção de cisternas

Abelardo Luz:Secretaria da Agricultura reúne comunidades do interior para a construção de cisternas

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

As secretarias de Agricultura e Assistência Social promoveram nesta quinta-feira (12) a primeira reunião explicativa de como construir e manter cisternas com os moradores das comunidades dos Assentamentos Três de Novembro e Indianópolis.

O instrutor palestrante foi Cristian Schiavini, técnico da Cooperativa de Profissionais em Serviços Públicos e Privados de Santa Catarina – COOPESC, com sede em Florianópolis que é a responsável pela implantação do programa "Primeira Agua" do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) no Estado Catarinense.

Segundo o secretario de Agricultura Itamar Cattapan a construção das cisternas para as comunidades do interior terá custo zero para o produtor rural e é uma parceria entre os Governos Federal, Estadual e Municipal. "Serão disponibilizado material para a construção e o pedreiro, e por 3 dias, tempo médio da construção, necessita do auxilio do morador ao pedreiro" complementa Itamar.

Abelardo Luz foi contemplado com 50 cisternas e para que as famílias possam receber o benefício, elas precisam estar cadastradas no CAD – Único do Governo Federal e Estadual. As cisternas serão construídas nos tamanhos de 1,6mts de comprimento por 2,5 mts de altura, tendo a capacidade de armazenamento de 16 mil litros e trata-se de uma tecnologia simples e de baixo custo, na qual a água da chuva é captada do telhado por meio de calhas e armazenada em um reservatório. "De acordo com Itamar esta quantidade de água é o suficiente para suprir a necessidade de uma família por 4 meses" finalizou.

A ação Primeira Água tem por objetivo garantir o acesso à água para populações rurais de forma a promover qualidade e quantidade suficientes à segurança alimentar e nutricional. A principal ação é a implementação de cisternas para captação e armazenamento de água da chuva para o consumo humano, destinadas a famílias de baixa renda situadas na zona rural.

Sebastião Ferrarin – Ascom Abelardo Luz