Cavaleiros vão passar por Ponte Serrada, Lindóia do Sul, Ipumirim e chegarão a Concórdia no sábado
O município de Passos Maia foi o ponto de partida da 7ª Cavalgada Farroupilha nesta quinta-feira, dia 12. Os cavaleiros saíram da Associação Amigos do Cavalo em direção a Ponte Serrada. Até sábado, dia 14, o grupo passará por Lindóia do Sul, Ipumirim e Concórdia.
A cavalgada faz parte das comemorações alusivas à 30ª edição da Semana Farroupilha de Concórdia. O evento é organizado pelo CTG Fronteira da Querência e entidades tradicionalistas. A abertura da programação contou com a presença do prefeito de Passos Maia, Ivandre Bocalon (Evandro), e do vice-prefeito, Leomar Listoni.
Em Ponte Serrada ainda haverá nesta quinta-feira à noite a solenidade de recebimento da centelha da Chama Crioula oficial do Rio Grande do Sul, trazida pela comitiva do CTG Recando dos Tauras de Erechim e do MTG (RS). O CTG de Ponte Serrada também vai ser local de pouso, com os cavaleiros prosseguindo na manhã desta sexta-feira, dia 13.
O grupo vai cavalgar durante horas até chegar para almoçar no CTG Sangue de Gaúcho de Lindóia do Sul. Às 14 horas a cavalgada será retomada em direção ao CTG Porteira da Harmonia de Ipumirim. Já no sábado, dia 14, eles sairão cedo rumo ao CTG Fronteira da Querência de Concórdia.
A Semana Farroupilha começou no Rio Grande do Sul em 1947 e é um evento festivo da cultura gaúcha, comemorado anualmente entre os dias 14 e 20 de setembro. A semana resgata a história da Revolução Farroupilha, mais longa revolução do Brasil, com duração de quase dez anos. A luta foi pela liberdade, igualdade e humanidade.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia