You are currently viewing Projeto Horta Comunitária será ampliado em Xanxerê

Projeto Horta Comunitária será ampliado em Xanxerê

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O Projeto Hortas Comunitárias criado pela Eletrosul em parceria com a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura, com Sindicato Rural/Senar, e Associação de Moradores já existe no município, há cerca de um ano, com a horta implantada no bairro dos Esportes.

Como o projeto deu resultados, atendendo cerca de 30 famílias, que além de terem hortaliças para consumo, tem uma renda com a produção excedente, está sendo planejada uma nova horta em Xanxerê.

A nova Horta Comunitária será implantada no Bairro Vila Sésamo, onde deve atender cerca de 50 famílias. Nessa segunda horta na cidade, também serão parceiros a CELESC, Secretaria de Habitação e Epagri.

Em reunião nesta terça-feira (10), técnicos agrícolas, assessores de responsabilidade social, diretores e assistentes sociais, discutiram o que precisa ser feito e as atribuições dos parceiros. A previsão é que até o mês de novembro inicie os trabalhos para a instalação da horta no Bairro Vila Sésamo.

Conforme o vice-prefeito, Gelson Saibo, além de ser uma horta sustentável, preservando o meio ambiente e reaproveitando materiais, "será um benefício a nossa população, que além do consumo pessoal, gera uma renda extra para as famílias".

O projeto Hortas Comunitárias

Com finalidade sustentável, o projeto desenvolvido desde 2001 é uma das estratégias da Eletrosul para o gerenciamento das áreas de risco do sistema de operação de energia, por meio da conscientização das comunidades sobre os riscos da ocupação irregular das faixas de segurança sob as linhas de transmissão.

O objetivo é gerenciar e prevenir ocupações nas áreas de faixas de servidão, contribuir para a inclusão social e produtiva das comunidades que vivem no entorno das Linhas de Transmissão por meio de educação, empreendedorismo, melhora na alimentação e qualidade de vida através de atividade laboral, e inibir ocupações indevidas nas áreas das faixas de servidão das linhas de transmissão da Eletrosul e dos imóveis de sua propriedade, especialmente aos grandes centros urbanos.

Hanna Dolh – Ascom Xanxerê